Uma palavra de ânimo pode definir a nossa vida. Ele pode ser a reviravolta na vida do suicida, o recomeço do dependente químico, a mudança de atitude do homossexual e a manutenção do vínculo do casamento. A palavra de ânimo é carregada de grande poder e vida.

Podemos escolher ser pessoas encorajadoras, mesmo que precisemos de encorajamento. Com um bom ânimo, somos utilizados pelo Senhor Deus para ser canal de benção, vida e salvação.

Neste estudo bíblico quero lhe apresentar algumas razões para manter um bom ânimo. Como suportar as pressões externas e como criar o ambiente ideal para viver uma vida animada.

TUDO PRONTO? ENTÃO “BORA!”

Ânimo, o Que Significa?

O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos. (Provérbios 14.30)

A palavra hebraica que o escritor utilizou em Provérbios 14, para ânimo é leb e significa: ser interior, mente, vontade, coração, inteligência, alma, conhecimento, razão, reflexão, inclinação, resolução, consciência.

Ou seja, o ânimo está diretamente ligado a quem somos. Como nos vemos, como nos sentimos e qual a perspectiva que temos para o futuro, é o resultado de como anda a saúde do nosso ânimo.

Significa que é muito importante que mantenhamos esta parte do ser em um alto nível de rendimento, para que todas as áreas da nossa vida possam ir, muito bem.

Palavra de Ânimo Para Suportar Grande Oposição

Levantando-se contra ti a indignação do governador, não deixes o teu lugar, porque o ânimo sereno acalma grandes ofensores. (Eclesiastes 10.4)

Não são poucas as situações de oposição que enfrentamos na vida. Significa que se todas as vezes que formos confrontados perdermos o controle, nossa trajetória aqui na Terra será um grande caos.

O conselho do sábio, isto é, a palavra de ânimo que ele nos dirige, é exatamente para mantermos a calma. Neste momento é muito importante que confiemos no Senhor nosso Deus.

Veja o exemplo de Davi quando foi enfrentar Golias. O gigante amaldiçoou o pequeno pastor com tudo o que podia, mas o ânimo de Davi não foi abalado por isso, por quê?

Porque sua confiança estava firmada no Senhor Deus.

Quando a oposição vier, não importando de que lado seja, é muito importante que você esteja firmado na rocha. As raízes de suas convicções precisam ser firmes, e você faz isso olhando para o Senhor.

Não importa qual seja o tamanho ou influência da oposição, se você tiver um ânimo sadio, você é capaz de promover a paz nos ambientes mais hostis.

Palavra de Ânimo Para Conquistar

Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. (Números 13.17 – 20)

Amparado pela ordem de Deus, Moisés servo do Senhor, envia os espias para conhecer os território que seria deles por promessa de Deus.

É muito interessante perceber que Moisés da uma visão ampla a ordem: Subi…penetrai…Vede a terra…E qual é a terra…boa ou má…que tais são as cidades…se fértil ou estéril…

Qualquer que fosse a impressão deles. Positiva ou negativa, atitude deveria ser apenas uma: “Tende ânimo e trazei do fruto da terra…”.

Há uma importância muito grande nesta ordem e se aplicarmos este princípio a nossa própria vida, seremos muito bem-sucedidos. Vamos crescer e prosperar, mesmo nos ambientes mais hostis.

De acordo com a ordem de Moisés, devemos seguir e crer na direção de Deus e ao mergulhar nela, de cabeça, devemos ter a convicção de que não voltaremos de mãos vazias.

Quer a Terra seja estéril ou fértil, quer tenha inimigos ou não, quer sejam eles fortes ou fracos. ANIMADOS, VAMOS TRAZER FRUTOS!

Cerque-se de Pessoas de Bom Ânimo

De Zebulom, dos capazes para sair à guerra, providos com todas as armas de guerra, cinquenta mil, destros para ordenar uma batalha com ânimo resoluto… (1 Crônicas 12.33)

Um dos maiores e mais poderosos exércitos da história, foi o do Rei Davi. Um dos mais conquistadores, também. Davi, entrou para a história de Israel, da Igreja e também para a história da humanidade, como um dos maiores reis de todos os tempos.

Ele era de fato um homem muito virtuoso e inspirador. Dentre todos os fatores que contribuíram para seu grande sucesso, está o fato de que ele era cercado por pessoas de bom ânimo.

Os homens que o seguiam, o faziam com prazer. Estimulavam o rei a querer mais, a ir além. Desejam juntos, conquistar o mundo, e o fizeram. Quando o próprio Davi pensava que estava bom, eles o surpreendiam.

Portanto, para manter a saúde do seu ânimo, cerque-se de pessoas que tenham uma palavra de ânimo para sua vida. E faça o contrário, mantenha à distância pessoas que lhe colocam para baixo. Desanimam.

Pessoas que dizem que você não vai ser nada, ou ninguém: evite! Você não precisa delas, você precisa de gente que te coloque para cima e não para baixo.

A Palavra de Deus Restaura o Nosso Ânimo

Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Odede, cobrou ânimo e lançou as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara na região montanhosa de Efraim; e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR. (2 Crônicas 15.8)

O contexto aqui é o seguinte: o povo estava longe de Deus. Com pecados e desobediência, eles provocavam o Senhor a ira a todo momento. Até o dia em que o Senhor falou com eles, através de Azarias, filho de Odede, e disse-lhes:

Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. (2 Crônicas 15.2 – 4)

As palavra do profeta “chacoalharam” o rei e ele cobrou ânimo. Isto é, se sentiu fortalecido, encorajado, em outras palavras. A vida gerada nele, pela Palavra de Deus o levou a ação. Ele acabou com a idolatria e renovou o altar de adoração ao Senhor Deus.

Precisamos nos expor a este tipo de experiência, onde a poderosa Palavra de Deus nos eleva para um nível superior de força e ânimo, para agir e tomar decisões importantes.

Devemos lembrar que com o poder da sua Palavra, o Senhor Deus criou todas as coisas. Em nossa vida não é diferente. Sua ordem pode transformar o grande caos da nossa história em algo lindo e precioso. Cheio de abundância e valor.

É Preciso Ânimo Para Produzir Acima da Média

Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar. (Neemias 4.6)

O momento em que Neemias conduz este projeto é um dos mais conturbados da história do povo de Deus. Eles estavam desprotegidos, com fome, sem casa e conforto, a maioria de seus filhos estava empenhado com os credores e a consciência que eles tinham de Deus, havia praticamente sumido.

Mas a intercessão e atitude de Neemias os inspirou.

Eles creram na sua liderança e seguiram sua direção de que era possível ter tudo de volta; segurança, conforto e uma família em paz. Tendo lhes dado um motivo, eles partiram para a ação e acabaram a obra em tempo recorde: cinquenta e dois dias.

O segredo?

O povo tinha ânimo para trabalhar…

Esse é um dos segredos para pessoas que empreendem ter muito sucesso, mesmo com todas as circunstâncias contrárias. O ânimo nos faz ser extremamente produtivos.

Se você deseja ter um resultado extraordinário em sua vida, se envolva com aquilo que ama. A VIDA ABUNDANTE de Jesus está à sua espera!

Espere No Senhor Com Ânimo

Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR. (Salmos 27.14)

A palavra hebraica que o escritor utiliza para ânimo aqui é chazaq, e significa: fortalecer, prevalecer, endurecer, ser forte, tornar-se forte, ser corajoso, ser firme, ficar firme, ser resoluto, ser persistente.

Noutras palavras, a exortação do salmista é para que estejamos firmes, fortes no Senhor, enquanto esperamos por sua ação em nossa vida.

Muitas pessoas dizem que estão esperando em Deus, mas não há nelas a menor prontidão de fé, esperança, devoção. Elas dizem que estão esperando em Deus, quando na verdade elas estão esperando para ver o que acontece. Como um espectador em uma partida de futebol.

É diferente da espera do jogador que está em campo esperando pelo passe perfeito de seu companheiro – algo que ele sabe que é completamente possível – para lhe colocar na cara do Gol e definir a vitória.

A nossa espera em Deus deve ser ativa.

Deve ser cheia de fé e acompanhada de atitudes de fé, assim como Abraão.

Palavra de Ânimo de Jesus

E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. (Mateus 9.2)

A pessoa mais encorajadora da humanidade com certeza foi Jesus Cristo, o Filho de Deus. As pessoas chegavam até ele, e a primeira parte de sua vida que ele restaurava era a forma como viam a si mesmas.

Ele é um verdadeiro restaurador de identidades. Eu AMO isso nele.

Não servimos a Deus desanimador, carrasco, mal-humorado. Servimos a um Deus que ama a vida e as possibilidades que ela nos oferece. Por isso, ele está a todo momento nos dizendo: Tem bom ânimo, filho (a); estão perdoados os teus pecados.

Você pode seguir em frente, você tem a minha benção. É tudo o que você precisa!

“Bom Ânimo!” A Recomendação de Jesus

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16.33)

A vida não é fácil para a maioria das pessoas. Mesmo as que tem muitos bens, enfrentam muitas dificuldades e conflitos internos e externos. Por si só, existir já é um desafio imenso.

Jesus sabe disso. E claro como água, como sempre foi ele não nos esconde esta verdade. “No mundo, passais por aflições…”

Se ele terminasse ai, não surpreenderia, mas o que ele diz em seguida sim: “mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

O nosso Deus nos encoraja a viver animados, mesmo em meio as aflições e sua justificativa, é a de que Ele já venceu. GLÓRIA A DEUS!

Ele já venceu, e Ele é a nossa força. O nosso mentor. O que eles quer dizer é o seguinte: “Eu venci e garanti que você também podem vencer, você só precisam acreditar nisso”.

Ao acordar pela manhã nossa atitude deve ser de bom ânimo. Os desafios que estão diante de nós não são maiores que o nosso Deus e isso basta.

Um Ânimo Inconstante Não Consegue Nada

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. (Tiago 1.6 – 8)

Tendo dito tudo, o que já foi dito. É preciso esclarecer que se você tiver um ânimo inconstante não vai chegar a lugar algum.

A palavra grega que Tiago utiliza para dobre é dipsuchos e significa: mente dupla, vacilante, incerto, duvidoso, de interesse dividido.

Não é produtivo que hoje você seja uma pessoa animada e amanhã, não. Tiago é enfático ao dizer que pessoas assim, não conseguem nada. Não chegam a lugar algum.

Mas perceba, apenas neste estudo eu lhe apresentei motivos de sobra para permanecer animado. A palavra de ânimo que esta reflexão gera é muito forte. Até eu, que estou escrevendo estou sentindo o poder de Deus.

Se você rejeitar o desânimo e acolher o ânimo, com base naquilo que Deus pode fazer, conseguirá.

A Importância do Ânimo Para a Comunhão

Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. (1 Pedro 3.8,9)

Pessoas com ânimo saudável se relacionam melhor. Elas não vivem exigindo que as pessoas o amem, lhe deem atenção ou inclua em seus círculos íntimos. Elas são estimuladoras.

Sempre tem uma palavra de ânimo, e normalmente são pessoas que atraem bastante gente, pois são encorajadoras e positivas de maneira constante. Nenhum problema é grande demais. Tudo pode ser resolvido, dentro da vontade de Deus.

Pedro, o apóstolo nos estimulou a sermos todos assim: “todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes…”.

Podemos ser assim, basta escolher ser. Ame sem esperar retribuição e você vai ver que uma grande corrente de amor fluirá para sua vida.

Conclusão

Todos somos impactados por uma boa palavra de ânimo. Elas são capazes de nos tirar do mais profundo abismo e nos colocar na frente de batalha contra os inimigos que nos cercam.

Precisamos cuidar bem dessa área da nossa vida, pois nosso comportamento, decisões e estilo de vida é completamente dirigido por ela. Se estivermos bem e saudáveis no ânimo, tudo irá bem conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here