Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Bartimeu o Cego de Jericó: Fé Que Nunca Se Cala!

O encontro de jesus com Bartimeu, o cego de Jericó é fantástico. Neste estudo voc~e vai saber porque Jesus parou a multidão para atender ao pedido de um mendigo cego. Por que Jesus não o ignorou? LEIA O ARTIGO E [...]

O encontro do cego Bartimeu com Jesus é um dos mais emocionantes dos Evangelhos. Também conhecido como cego de Jericó, Bartimeu demonstra grande fé e perseverança ao permanecer clamando, mesmo quando a multidão lhe mandava “calar a boca”.

O mais emocionante é a atitude de Jesus Cristo. Ele para e cura Bartimeu.

Por quê? O que Bartimeu fez que chamou tanto a atenção de Jesus?

Não foram só os gritos. Havia muito barulho ali.

O que Bartimeu fez para se destacar?

Leia o artigo e assista ao vídeo descubra. Ele também quer ouvir o seu clamor.

O Cego Bartimeu e Jesus – O Encontro     

“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.” (Marcos 10.46)

Ao chegar a Jericó o nome de Jesus já era muito conhecido. Seus ensinamentos e milagres já haviam se espalhado por toda a região.

Dessa forma ao entrar na cidade ele é rapidamente cercado por uma multidão cheia de admiração e energia.

Cada uma dessas pessoas queria a atenção de Jesus, nem que fosse por um instante.

Ao mesmo tempo, nesse mesmo caminho, havia um homem conhecido como cego Bartimeu. Ele “estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas”. 

Jesus E A Fama

Quando o caminho de Bartimeu cruza com o de Jesus, o Filho de Deus está recebendo tratamento de pop-star”.

A questão era: “Jesus daria atenção a um cego, mendigo que está a beira do caminho pedindo esmolas?

Pois é, muitos ministros e ministras hoje veem na multidão apenas vantagem, glória, segurança, poder, bens, oportunidades…

É uma espécie de capitalismo espiritual. Onde as questões que interessam são: “Quantas pessoas vieram ao culto?”, “Quantas ofertaram?”, “Quanto a oferta rendeu?”.

Veja o que o Senhor Deus diz a Ezequiel, profeta:

“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. (Ezequiel 34:2-5)

Fica claro neste texto que o próprio Deus tem aversão a liderança espiritual que não tem cuidado no bem-estar das ovelhas, querem apenas os seus bens.

Por quê Jesus É O Bom Pastor? 

“E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.” (Ezequiel 34:23)

Assim que o Senhor Deus reprovou a atitude dos pastores de Israel Ele fez a promessa de que levantaria “um pastor” que apascentaria as ovelhas da forma correta.

Por isso Jesus parou ao ouvir o clamor de Bartimeu. Jesus é o bom pastor!

Quem Era Bartimeu?

João Marcos diz que Bartimeu era filho de Timeu.

O cuidado em mostrar quem era seu pai, talvez signifique que toda a sua família tenha se tornado cristã, posteriormente.

Quem sabe ele mesmo não contou a sua história!

Vivia nas ruas como mendigo. Sua deficiência física na época era considerada fruto de pecado (João 9.2). No seu encontro com Jesus Cristo ele estava em um ponto tradicional, aonde pessoas muito pobres ficavam.

O Clamor De Bartimeu

“Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! ” (Marcos 10.47)

O Nome de Jesus estava para os dias dele como José e Maria estão para os nossos. Era um nome comum.

No entanto, durante seu ministério Jesus adquiriu muitos títulos. Jesus de Nazaré era um deles.

Nazaré era uma cidade tão pequena que o historiador Flavio Josefo, ao listar as cidades e aldeias da Galileia não fez menção dela.

Ao perceber que era Jesus quem estava passando, Bartimeu se pôs a gritar, para chamá-lo, dessa vez de uma outra forma: Jesus, Filho de Davi!”

Aqui o cego Bartimeu está fazendo menção a antiga profecia a respeito do Messias, de que ele viria da descendência de Davi e teria um reinado eterno.

O clamor de Bartimeu é cheio de desejo por mudança, por uma nova vida.

O que o cego Bartimeu ouviu sobre Jesus deu a ele esperança. Esperança de um futuro muito melhor. Cheio de luz.

A Multidão Ordena Que Bartimeu Se Cale

“Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim! ” (Marcos 10.48)

Tenho aprendido que a maioria das pessoas não se importa com nossas necessidades. Com aquilo que é para nós importante.

A profecia do apóstolo Paulo de que nos últimos dias os homens  “serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder.” (2 Timóteo 3:2-5), está se cumprindo.

Vivemos dias em que as pessoas são cada vez mais amantes de si mesma. Não se importam com as necessidades do próximo.

No caso de Bartimeu o clamor dele estava sendo dirigido a Jesus. Ele não pediu nada a ninguém da multidão. Mas ainda assim eles ficaram incomodados.

Muitas pessoas ao ouvirem nosso clamor se perguntam: “Como você pode estar pedindo isso?”, “Você não merece!”, “Deus não ouve esse tipo de oração”, etc.

Isso aconteceu com Ana a Mãe do profeta Samuel, o sacerdote Eli interpretou a oração dela de forma errada, a princípio.

A multidão queria Jesus Cristo só para ela. Não queria ninguém incomodando.

Jesus Pára Por Causa De Bartimeu

“Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. (Marcos 10.49)

Apesar da oposição da multidão Jesus parou ao ouvir o clamor de Bartimeu.

O coração de Jesus é repleto de misericórdia. O salmista chega a dizer “Pois o teu amor é tão grande que alcança os céus; a tua fidelidade vai até às nuvens. (Salmos 57:10).

Deus é amor (I João 4.16) e Jesus é a encarnação desse amor. Ele não fica indiferente a sua necessidade. Jesus nos salva de tudo que nos aflige e não apenas a nossa alma.

Ele ordena que alguém da multidão que traga Bartimeu.

Jesus parou a multidão que o seguia, que o glorificava. A multidão que o elogiava e exaltava, por causa de um homem simples, mendigo, cego, que pediu, que clamou insistentemente por sua ajuda.

Que lindo! Como Jesus é lindo! Como Jesus é Santo! Que exemplo!

A minha oração é que o Espírito Santo gere em nós essa mesma personalidade.

A Disposição De Bartimeu Em Ir Ao Encontro De Jesus

“Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.” (Marcos 10.50) 

A boa notícia de que Jesus chamava fortaleceu a alma de Bartimeu. Quando ouviu que Jesus o chamava ele saltou e foi.

Bartimeu prontamente deixou de lado tudo o que o atrapalhava, como a capa, para que absolutamente nada ficasse no caminho entre ele e Jesus Cristo.

Isso me faz pensar nas vezes em que nós arranjamos uma série de desculpas para não irmos a Igreja. Para não estarmos na presença de Deus.

Por que fazemos isso? Porque não cremos. Se não cremos não nos empolga mais.

Bartimeu cria por isso ele estava tão excitado em estar na presença de Jesus. Por isso ele gritou, clamou, mesmo com a oposição da multidão.

Ele acreditou que Jesus de Nazaré, o Filho de Davi, o Bom Pastor, poderia ajudá-lo.

E você, ainda crê?

Estar na presença de Jesus é algo que ainda te empolga?

Bartimeu não se preocupou nem mesmo coma seu bem mais precioso, a capa. Era ela quem o aquecia nas noites frias das ruas.

Naquele momento a capa estava atrapalhando. Bartimeu não pensou duas vezes, jogou ela fora.

O chamado de Jesus era mais importante. Ele simplesmente deixou tudo e correu!

Já que Bartimeu era cego, Jesus proveu um guia para ir buscá-lo. Jesus sempre proverá ajuda necessária para uma necessidade real. Não se preocupe!

Jesus está nos chamando ainda hoje. Que tipo de capa poderia estar atrapalhando na relação.

O que você vê como algo útil, mas que é um bloqueio entre você e Deus?

Lance fora! Livre-se disso rapidamente. Quando estiver perto o suficiente você não vai temer.

Do Que Você Precisa? – Pergunta Jesus a Bartimeu

“O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver! ” (Marcos 10.51)

Essa parte é fantástica!

Não é que Jesus esteja agindo como um gênio da lâmpada. Ou mesmo que ele precisasse perguntar.

O que me emociona aqui é porque ele se importa.

Jesus não queria dar uma esmola a Bartimeu. Jesus queria que Bartimeu se sentisse digno outra vez.

Ele estava acostumado a receber restos, sobras, esmolas. Jesus queria abençoá-lo. Jesus queria que o cálice dele não apenas enchesse, mas transbordasse.

O Que Te Incomoda?

Um outro motivo porque eu acredito que Jesus fez essa pergunta a Bartimeu é o fato dele querer conhecer a nossa necessidade da forma como ela nos incomoda.

Em meio a multidão, Jesus para e quer saber exatamente do que Bartimeu precisa.

Que pergunta tipo de pergunta Jesus poderia fazer para ajudar você, hoje?

Bartimeu estava ali para pedir esmolas. Mas quando ouviu que era Jesus a natureza do seu pedido mudou.

“Mestre, eu quero ver!”

Que tipo de pedidos você faz ao Senhor Jesus? Como são suas orações?

Medíocres? Cheia de fé? Incredulidade? Desconfiança?

Com certa frequência achamos que qualquer pedido feito ao Senhor Jesus é demais para ele.

Isso acontece quando a nossa fé é pequena e nossa espiritualidade insuficiente.

Jesus Abençoa Bartimeu

“Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho. (Marcos 10.52) 

Ao conhecer a necessidade de Bartimeu Jesus liberou a Palavra de poder.

Imediatamente, diz Bíblia, Bartimeu recuperou a sua visão. Glória a Deus!

Aqui nós vemos a urgência de Jesus para abençoar.

O termo que está em evidência no original grego é euhtus (imediatamente). Ele aparece 41 vezes em Marcos. Jesus quer abençoar e rápido!

O grande “segredo” das pessoas que foram abençoadas por Jesus é sua fé.

Vemos por exemplo: a mulher do fluxo de sangue (Marcos 5.34), o centurião (Mateus 8.13), o paralítico e os quatro amigos (Lucas 5.20).

A vida de Bartimeu foi mudada por causa de seu encontro com Jesus e sua fé nele.

Daquele dia em diante Bartimeu passou a ter nova perspectiva, sonhos, planos, desejos, motivação.

A bênção de Deus foi derramada sobre ele.

Conclusão

Muitas pessoas ouvem falar sobre Jesus, vão a igreja, oram mas não recebem nada. Não veem nada. Não testemunham nada.

A fé em Cristo é diferente das demais. É uma fé cheia de resultados. Em Jesus Cristo você pode esperar e ver.

Como ele mesmo disse “se creres verás a glória de Deus” (João 11.40).

Sendo assim não importa qual o tamanho do seu problema. A gravidade ou em que ponto está. Jesus Cristo pode ajudar você e te dar vitória.

Espero que tenha gostado. Deixe seu comentário. Fale sobre suas impressões nesse artigo. Conte-nos seu testemunho. Será um prazer “ouvir” você.

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.