Estudo Bíblico Sobre Bartimeu o Cego de Jericó

O encontro do cego Bartimeu com Jesus é um dos mais emocionantes dos Evangelhos. Também conhecido como cego de Jericó, ele demonstra grande fé e perseverança ao permanecer clamando, mesmo quando a multidão lhe mandava “calar a boca”.

O mais emocionante é a atitude de Jesus Cristo. Ele para e cura Bartimeu. Por quê? O que ele fez para chamar tanto a atenção do Senhor? Não foram só os gritos. Havia muito barulho ali.

O que o cego de Jericó fez para se destacar?

Leia este estudo e assista ao vídeo para descobrir. Ele também quer ouvir o seu clamor.

O Encontro Entre Jesus e o Cego de Jericó

Ao chegar a Jericó o nome de Jesus já era muito conhecido. Seus ensinamentos e milagres já haviam se espalhado por toda a região.

Dessa forma ao entrar na cidade ele é rapidamente cercado por uma multidão cheia de admiração e energia. Cada uma dessas pessoas queria sua atenção, nem que fosse por um instante.

Ao mesmo tempo, nesse mesmo caminho, havia um homem conhecido como cego Bartimeu. Á beira do caminho, ele pedia esmolas, enquanto a vida seguia seu curso, mas tudo foi alterado com a chegada de Jesus (Marcos 10.46).

Jesus e a Fama

Quando o caminho de Bartimeu cruza com o de Jesus, o Filho de Deus está recebendo tratamento de “pop-star”. A questão era: Jesus daria atenção a um cego, mendigo, que está a beira do caminho pedindo esmolas?

Pois é, muitos ministros e ministras de hoje, veem na multidão apenas vantagem, glória, segurança, poder, bens e oportunidades.

É uma espécie de capitalismo espiritual. Onde as questões que interessam são: “Quantas pessoas vieram ao culto?”, “Quantas ofertaram?”, “Quanto a oferta rendeu?”. Ao completamente repugnante ao Senhor Deus.

Fica claro em Ezequiel 34:2-5, que o próprio Deus tem aversão a liderança espiritual que não tem cuidado no bem-estar das ovelhas, que querem apenas os seus bens.

Jesus, Aquele Que Cuida

Assim que o Senhor Deus reprovou a atitude dos pastores de Israel Ele fez a promessa de que levantaria “um pastor” que apascentaria as ovelhas da forma correta (Ezequiel 34.23).

Por isso Jesus parou ao ouvir o clamor de Bartimeu. Ele é o bom pastor! Nele se cumpre a profecia de Ezequiel.

Quem Era Bartimeu?

João Marcos diz que ele era filho de Timeu (Marcos 10.46). O cuidado em mostrar quem era seu pai, talvez signifique que toda a sua família tenha se tornado cristã, posteriormente. É possível também, que ele mesmo tenha contado sua história.

Bartimeu vivia nas ruas como mendigo. Sua deficiência física na época era considerada fruto de pecado (João 9.2). No seu encontro com Jesus, ele estava em um ponto tradicional aonde pessoas muito pobres ficavam.

O Clamor…

O nome de Jesus estava para os dias dele como José e Maria estão para os nossos. Era um nome comum. No entanto, durante seu ministério o Filho de Deus adquiriu muitos títulos. Jesus de Nazaré era um deles.

Nazaré era uma cidade tão pequena que o historiador Flávio Josefo, ao listar as cidades e aldeias da Galileia não fez menção dela.

Ao perceber que era Jesus quem estava passando, Bartimeu se pôs a gritar, para chamá-lo, dessa vez de uma outra forma: “Jesus, Filho de Davi!” (Marcos 10.47)

Aqui o cego de Jericó está fazendo menção a antiga profecia a respeito do Messias, de que ele viria da descendência de Davi e teria um reinado eterno.

O clamor de Bartimeu é cheio de desejo por mudança, por uma nova vida. O que o ele ouviu sobre Jesus lhe deu esperança. Esperança de um futuro muito melhor. Cheio de luz.

A Multidão Ordena: “Silêncio!”

Tenho aprendido que a maioria das pessoas não se importa com nossas necessidades, com aquilo que para nós é importante. A profecia do apóstolo Paulo de que nos últimos sobre como serão os seres humanos nos últimos dias está se cumprindo (2 Timóteo 3:2-5).

Vivemos dias em que as pessoas são cada vez mais amantes de si mesma. Não se importam com as necessidades do próximo.

No caso de Bartimeu o clamor dele estava sendo dirigido a Jesus. Ele não pediu nada a ninguém da multidão. Mas ainda assim eles ficaram incomodados (Marcos 10.48).

Muitas pessoas ao ouvirem nosso clamor se perguntam: “Como você pode estar pedindo isso?”, “Você não merece!”, “Deus não ouve esse tipo de oração”, etc.

Isso aconteceu com Ana a Mãe do profeta Samuel, o sacerdote Eli interpretou a oração dela de forma errada, a princípio.

A multidão queria o Senhor Jesus, só para ela. Não queria ninguém incomodando ou atrapalhando o objeto de suas soluções pessoais.

A Atitude de Jesus

Apesar da oposição da multidão o Senhor parou ao ouvir o clamor do cego Bartimeu (Marcos 10.49). O coração de Jesus é repleto de misericórdia. O salmista chega a dizer que o seu grande amor, alcança os céus (Salmos 57:10).

Deus é amor e Jesus é a encarnação desse amor. Ele não fica indiferente a sua necessidade. Jesus nos salva de tudo que nos aflige, e não apenas a nossa alma.

Ele ordena que alguém da multidão traga Bartimeu para perto. Jesus parou a multidão que o seguia, que o glorificava. A multidão que o elogiava e exaltava, por causa de um homem simples: mendigo, cego; que pediu, que clamou insistentemente por sua ajuda.

Como Jesus é lindo! Como Jesus é Santo! Que exemplo!

A minha oração é que o Espírito Santo gere em nós essa mesma personalidade.

A Disposição do Cego de Jericó

A boa notícia de que Jesus chamava, fortaleceu a alma de Bartimeu. Quando ouviu o chamado ele saltou e foi (Marcos 10.50). Prontamente deixou de lado tudo o que o atrapalhava, como a capa, para que absolutamente nada ficasse no caminho entre ele e Cristo.

Isso me faz pensar nas vezes em que nós arranjamos uma série de desculpas para não irmos a Igreja. Para não estarmos na presença de Deus. Por que fazemos isso? Porque não cremos?

Se não cremos, não nos empolga mais.

Bartimeu está cheio de fé, por isso estava tão empolgado para estar na presença do Senhor. Por isso ele gritou, clamou, mesmo com a oposição da multidão.

Ele acreditou que Jesus de Nazaré, o Filho de Davi, o Bom Pastor, poderia ajudá-lo.

E você, ainda crê? Estar na presença de Jesus é algo que ainda te empolga?

O cego de jericó não se preocupou nem mesmo com o seu bem mais precioso, a capa. Era ela quem o aquecia nas noites frias das ruas. Naquele momento a capa estava atrapalhando. Por isso ele não pensou duas vezes, jogou ela fora.

O chamado de Jesus era mais importante. Ele simplesmente deixou tudo e correu!

Já que Bartimeu era cego, o Filho de Deus proveu um guia para ir buscá-lo. O Senhor sempre proverá ajuda necessária para uma necessidade real. Não se preocupe!

Ele está nos chamando ainda hoje. Que tipo de capa poderia estar atrapalhando na relação. O que você vê como algo útil, mas que é um bloqueio entre você e Deus?

Lance fora! Livre-se disso rapidamente. Quando estiver perto o suficiente você não vai temer.

Do Que Você Precisa?

Quando o cego de Jericó se aproxima o suficiente, Jesus pergunta qual o seu desejo. Sem hesitar, ele responde que quer enxergar (Marcos 10.51).

Essa parte é fantástica!

Não é que Jesus esteja agindo como um gênio da lâmpada. Ou mesmo que ele precisasse perguntar. O que me emociona aqui é porque ele se importa. O Senhor não queria dar uma esmola a Bartimeu. Ele queria que se sentisse digno outra vez.

O filho de Timeu estava acostumado a receber restos, sobras, esmolas. Mas o Senhor queria abençoá-lo. Queria que o cálice dele não apenas enchesse, mas transbordasse.

O Que Te Incomoda?

Um outro motivo porque eu acredito que Jesus fez essa pergunta a Bartimeu é o fato de querer conhecer a nossa necessidade da forma como ela nos incomoda. Em meio a multidão, Jesus para e quer saber exatamente do que ele precisa.

Que tipo de pergunta Jesus poderia fazer para ajudar você, hoje?

Bartimeu estava ali para pedir esmolas. Mas quando ouviu que era o Filho de Deus, a natureza do seu pedido mudou: “Mestre, eu quero ver!”

Que tipo de pedidos você faz ao Senhor Jesus? Como são suas orações? Medíocres? Cheias de fé? Incredulidade? Desconfiança?

Com certa frequência achamos que qualquer pedido feito ao Senhor é demais para Ele. Isso acontece quando a nossa fé é pequena e nossa espiritualidade insuficiente.

Jesus Abençoa o Cego de Jericó

Ao conhecer a necessidade de Bartimeu, Jesus liberou a Palavra de poder. Imediatamente, diz Bíblia, o cego recuperou a sua visão (Marcos 10.52).

Glória a Deus!

Aqui nós vemos a urgência de Jesus para abençoar. O termo que está em evidência no original grego é euhtus (imediatamente). Ele aparece 41 vezes em Marcos. O Senhor quer nos abençoar e rápido!

O grande “segredo” das pessoas que foram abençoadas por Deus é sua féVemos por exemplo: a mulher do fluxo de sangue (Marcos 5.34), o centurião (Mateus 8.13), o paralítico e os quatro amigos (Lucas 5.20).

A vida de Bartimeu foi mudada por causa de seu encontro com Jesus e sua fé nele. Daquele dia em diante, ele passou a ter nova perspectiva, sonhos, planos, desejos e motivação. A bênção de Deus foi derramada sobre sua vida.

Conclusão

Muitas pessoas ouvem falar sobre Jesus, vão a igreja, oram mas não recebem nada. Não veem nada. Não testemunham nada. 

Precisamos ter em mente, que a fé em Cristo é diferente das demais. É uma fé cheia de resultados. Em Jesus você pode esperar e ver. Como ele mesmo disse, se acreditarmos o suficiente, veremos a glória de Deus (João 11.40).

Sendo assim não importa qual o tamanho do seu problema. A gravidade ou em que ponto está. Ele pode ajudar você e te dar vitória!

Espero que tenha gostado. Deixe seu comentário. Fale sobre suas impressões nesse estudo. Conte-nos seu testemunho. Será um prazer “ouvir” você.

Deus abençoe!

42 COMENTÁRIOS

  1. Assiim como Bartimeu clamei e o senhor me ouviu .Jesus livrou-me de um cancêr , ñ tenho palavras pra dizer o quanto sou feliz na presença de Deus . Hoje investi na minha vida espiritual e no ano de 2018 eu e meu esposo nos formamos ministros da palavra de Deus. Levando as boas novas aquele qie necessita .

  2. muito bom o esudo
    inclusive aquela parte que diz;A Atitude de Jesus.
    muto bom mesmo e, que o Espirito Santo venha abrir o nosso entendimento a cada dia no nome de jesus.
    Amém.

  3. Quero deixar meu testemunho.
    nasci numa familia envagélica, frequentei a mesma igreja por cerca de 20 anos, embora nao
    participava dos cultos com muita frequencia, tive uma adolescencia calma, sempre fui uma menina tímida, temente a Deus e aos meus país.
    Mas depois dos 20 anos fui atraída para realidade do mundo, conheci pessoas que me fizeram afastar de alguns principios que aprendi quando crianca em casa e na igreja…Foi meu período de plantar (sementes más), os meus olhos e meus ouvidos ficaram cegos/mudos para a palavra de Deus, foi um período de cerca de 6anos…No final dele é que de tanto sofrimento, olhei para trás lembrei me de um lugar diferente do mundo, lembrei me de Deus e das maravilhas que ele ja tinha feito na minha vida, lembrei me da igreja, como o filho pródigo voltei para a casa do pai…E a volta foi a experiencia mais bonita depois de tanto tempo longe.
    Hoje fui batizada, dou GLÓRIAS a Deus pelo seu amor, pela sua misericordia (pois acho que nao merecia o seu perdao) e depois deste tempo o mais quero é nao sair da casa do pai.
    Tenho enfrentado lutas, sim, como qualquer ser humano ou até mais que antes, mas, as minhas lutas hoje em dia sao para testemunhar a quem sirvo. Esou grata a Jesus por me ter resgatado.

  4. Boa noite,
    Muito bom este estudo, a percepção que tenho é que o cego de “Jericó” tinha um problema físico, “era cego” mas tinha um instinto aguçado, pois ele ouviu que estava passando por ali Jesus de Nazaré, é bom estudo nos mostra como fortalecer nossa em Jesus Cristo.

  5. é muito bom estudo Que Deus continue te abençoando você dar o estudo facilitando para a gente entender com ajuda do Espírito Santo bem fácil bem

  6. Eu ouvi sobre esse versículo (Marcos10:46) ontem numa visita a uma congregação da Assembléia d Deus, a palavra encheu meu coração não sabia sobre a história do pai de Bartimeu. Deus seja louvado!

  7. a paz do Senhor Jesus, que Deus continue te usando como instrumento em suas maõs tem sido uma bençaõ se posivel enviar no meu email ficarei muito grato , Deus lhe abençõe

  8. Paz do Senhor Jesus Cristo,agradeço a Deus por ter te usado neste estudo.Muito instrutivo o conteúdo.Para aumentar sua fé,justamente o que eu estava a conversar com Deus,e fazendo um analise da leitura bíblica alguns dos versículos você falou da forma que eu imaginei ,verdadeiramente é Deus na sua vida.Deus o abençoe poderosamente mais e mais.Parabéns.

  9. DEUS SEJÁ PARA SEMPRE LOUVADO , NÃO PELO QUE FAZ MAS PELO QUE ELE É, GLORIFICO O SEU NOME AQUI NA TERRA PARA UM DIA FAZE-LO NAS ALTURAS.

  10. Um exemplo para nós, mas muitas vezes nos negligenciamos e deixamos o nosso problema ser maior que o senhor Deus. …mas quando rompemos esse medo e nos a chegamos a Deus o céu muda de cor. …pois só Deus é o senhor

  11. Eu quero ,deixar um testemunho.
    Há dez anos eu me achei muito enferma e durante 8 meses não descobri qual era meu problema. Fui internada muitas vezes durante este período, mas os exames não revelavam nada. Na última vez que fui internada na cidade que morava, o medico resolveu me expulsar do hospital.
    Foi aí que decidi não procurar mais a quele hospital ,então falei pra meu esposo que eu gostaria de procurar outra cidade, uma que tivesse mais opção de médicos e de tratamento. Meu pedido foi atendido e fomos para outra cidade.
    Na época eu morava em Bom Jardim e fui para Imperatriz, onde eu moro ate hoje. Chegando em imperatriz descobri meu problema, mas eu não era crente. Certo dia eu estava muito mal, e já tinha ouvido falar “desse jesus que curava e que salvava o mas vil pecador”.
    Então, já quase morta, e com dois filhos pequenos que só tinha a mim para cuidar, porque meu marido não era o pai biológico deles, corri para os pés de Jesus e confessei meus pecados.
    Entreguei a minha vida na suas mãos e falei que eu só queria poder voltar pra casa e criar meus filhos e eu ficaria a sua disposição, pra quando ele determinasse o dia de partir.
    Até hoje sirvo a DEUS como o meu único DEUS e estou aqui contando a vocês minha historia, que talvez pareça com a sua. Eu descobri que sou soro positiva e faço tratamento há dez anos para a honra ia glória do Senhor Jesus.

  12. Paz do senhor.amei o texto.sou lider de celula.precisa de uma explanaçaõ maior para a passagem de lucas 18.35.43.foi maravilhoso ler o texto.Deus .abençoe.

  13. Amei todo o contesto do artigo muito linda sua forma de expreção e continue fazendo esse tipo de esplicação é maravilhoso para quem quer aprender mais sobre as histórias de pessoas da biblia e do amor e dedicação de Jesus. Você espkica muito bem louvo a Deus por existe pessoas assim dispostas a ajudar quem não tem onde aprender… obg Diego Deus te abençoe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here