Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Cura da Alma: 3 Etapas da Cura e Libertação

A cura da alma é um processo que exige a intervenção de Deus. A palavra de Deus assume papel fundamental no processo de cura interior, no processo de cura e libertação.

Neste estudo bíblico veremos:

  • Quais as causas das feridas da alma;
  • O processo de cura e libertação;
  • Cura da alma através do perdão.

Cura da Alma – Feridas da Alma

É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças (Salmos 103:3)

As feridas da alma são causadas por traumas psicológicos. Normalmente essas feridas na alma são consequência do modo como a pessoa foi educada pelos pais, estilo de vida, meio social e cultural.

Todos esses ambientes interferem diretamente em nossa persona, ou seja, em nosso eu interior. Qualquer lesão psicológica em uma dessas áreas pode desencadear feridas profundas na alma.

Segue alguns exemplos de doenças causada por feridas da alma:

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno de ansiedade social
  • Anorexia
  • Depressão clínica
  • Esquizofrenia
  • Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)
  • Transtorno da Personalidade Borderline
  • Estresse pós-traumático
  • Depressão pós-parto

(Fonte: Lagartense)

O processo de cura da alma ferida começa com um relacionamento profundo com Deus (Ver artigo: 7 Conselhos Para Intimidade com Deus), por parte da pessoa que precisa de cura interior e por parte das pessoas que desejam ajuda-la.

Já vimos no Estudo Bíblico Sobre Cura Divina que o Senhor é poderoso para curar qualquer doença, seja ela física ou na alma.

Cura da Alma – Cura e Libertação

Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo. Os que o tinham visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado. (Lucas 8:35,36)

O exemplo do gadareno é um referencial poderoso de cura da alma, de cura e libertação.

Ele vivia tão oprimido que a convivência com ele já era impossível. As feridas da alma o deixaram agressivo. Ele causava pânico nas pessoas, de tal maneira que destruía correntes e vivia nos sepulcros.

No entanto, o poder da palavra do Senhor Jesus Cristo foi suficiente para promover cura e libertação em sua alma ferida. A cura interior promovida pela poderosa palavra de Deus é conclusiva.

As pessoas que o viram após a cura e a libertação encontraram uma pessoa totalmente diferente.

“Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo…”

Deus é bom!

O desejo de Deus é promover a cura da alma ferida pela manifestação do seu poder, de sua bondade, de sua misericórdia.

Cura da Alma Através do Perdão

Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”. (João 20:23)

Diversas pessoas estão precisando de cura interior por não conseguirem liberar perdão. É determinante que entendamos o conceito de perdão na Bíblia para ver quais os passos que devemos dar em busca da cura da alma através do perdão.

  • Não é opcional (João 20. 23)
  • Só seremos perdoados se perdoarmos (João 20.23; Mateus 18.31 – 35)
  • Enquanto retiver o perdão sofreremos (Salmos 32.3; Salmos 39.2)

Reter o perdão é prolongar o sofrimento. William Shakespeare já disse: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. ”

Então se esse é o seu problema, clame a Deus (Ver artigo: Deus Ouve o Clamor do Necessitado), Ele é bom e deseja ouvir sua oração.

Conclusão

As feridas da alma não podem ser ignoradas. Elas causam diversos problemas emocionais e físicos. Ou seja, precisa ser tratado com urgência.

A cura da alma deve ser uma prioridade. Quando os sintomas surgirem coloque tudo em segundo lugar e busque diligentemente ao Senhor até que a sua cura venha.

Eu gostaria de saber qual a sua opinião sobre o assunto. Como você enxerga o processo de cura da alma? Qual deve ser a prioridade de alguém que deseja cura na alma?

Compartilhe esse artigo com seus familiares e amigos e INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. João Antônio Vieira disse:

    O texto é bem completo e acredito que encontrei referencial bíblico pelo que tenho passado , em novembro nossa família passou por uma grande tragédia , em um caso de amor passional , três crianças ficaram órfãs , sem dúvida esta questão me afetou , não ao ponto de abalar a minha fé em Deus e mesmo com muitas tristeza no coração saber que todas as coisas cooperam para o meu bem , mesmo que a curto prazo eu não consiga ver nada , mas tenho fé que verei . Porém acredito que fiquei com algum tipo de trauma psicológico , um sentimento de lembrança que não sai da minha cabeça , tenho dormido mal , e creio que preciso de cura na minha alma , acredito que não cometi pecado e já liberei o meu perdão pela pessoa envolvida , o que mais posso fazer para que este sentimento venha a passar ? tenho a possibilidade de ter cura e voltar a ser feliz ou a normalidade da minha vida . agradeço a atenção e que Deus abençoe !

    • Que a paz de Cristo inunde a sua alma, João.

      Em primeiro lugar eu agradeço a sua confiança, em compartilhar sua história comigo e com os leitores do jesuseabiblia.com. Saiba que desde que li seu relato que tenho orado por você e pelas crianças.

      Em segundo lugar, saiba que eu sinto muito, de verdade. Nem consigo imaginar o quanto a sua dor é grande e como seus dias tem sido difíceis. Contudo, eu acredito, por fé e por experiências de vida cristã, que há sim possibilidade de sua alma ser curada e você viver um novo e maravilhoso futuro.

      1.O que mais posso fazer para que este sentimento venha a passar?
      Converse com o seu pastor ou liderança espiritual sobre o caso, abertamente. Você precisa de cobertura espiritual e emocional. O apóstolo Paulo e Tiago destacam a importância da Igreja em momentos difíceis como o seu.

      Não se feche, e não ignore sua dor. Trate-a. Cuide de suas emoções, isso precisa ser sua prioridade. Peça a pessoas para orar por você, faça parte de pequenos grupos e esteja sempre envolvido com bons cristãos. A comunhão é fundamental.

      Lembre que no pior momento de sua vida na Terra, Jesus convidou seus discípulos mais chegados para orar com ele no Getsêmani.

      2. Tenho a possibilidade de ter cura e voltar a ser feliz ou a normalidade da minha vida?

      Sim, é mais do que possível!

      Há um trecho bíblico citado por Ana, mãe de Samuel que eu amo:

      “Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. “Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo”. (1 Samuel 2:8)

      Deus é aquele que ergue e sara.

      Muitas pessoas não conseguem receber essa cura porque, embora elas tenham fé em Deus, não há relacionamento com Ele. Eu explico…

      Em alguns casos a fé por si só não é o suficiente, perceba que até os demônios creem, tanto que estremecem. O que quero dizer é que precisamos, além de crer em Deus, desenvolver intimidade com Ele. Como Pai, amigo, irmão, confidente. É necessário que ele seja para nós como está escrito no Salmos 23, o nosso pastor.

      João, do meio das “trevas” que cercaram sua vida, Deus pode fazer brilhar grande e poderosa luz. Ele pode e quer. O que você precisa fazer é:

      1. Desenvolva relacionamento mais profundo com Deus;
      2. Por meio de leitura devocional, diária da Palavra;
      3. Pelo menos 30 minutos de oração diária;
      4. Fale sobre sua dor, em oração, pelo tempo que julgar necessário;
      5. Fique aberto a receber as ministrações particulares do Espírito Santo a sua alma.

      Fazendo isso, em 3 ou 4 meses você estará se sentindo bem melhor, talvez até completamente sarado.

      Eu espero que estas palavras sejam úteis a você. De qualquer forma, saiba que estarei orando e pedindo oração por sua vida. Eu creio que “a oração da fé, sarará o enfermo” (Tiago 5.15).

      Deus o abençoe!

  2. LVP disse:

    Bem gostei do estudo e acho sim que temos que melhorar sobre a cura da alma.
    estou assim por muito tempo tentando me recuperar de muitas coisas que já se passaram em minha vida quando eu era criança e depois de adulto achando que era certo e não consegui libera perdão para mim mesmo e estou sempre orando agora pra voltar para a presença do SENHOR ….

  3. sonia disse:

    eu quero aqui fazer um resumo do meu testemunho.encontrei a cura da alma quando tive um encontro com JESUS no ano de 2000. eu sofri abuso e tentativas de estrupo pelo meu pai durante minha infancia e vivi muitos anos depressiva e oprimida a chegar o ponto de nao mas poder andar.cheguei ao fundo do poço pois nao via mas soluçao para minha situaçao, cheguei a tentar o suisidio por varias vezes. foi quando eu fui alcançada por um amor imenso de JESUS que atraves de sua maravilhosa palavra aprendi a perdoar…hoje sou grata a DEUS por tudo.Hoje sou serva e obreira nao me canso de programar esse evangelho de salvaçao e de cura atraves do PERDAO.

  4. Rogério Smith de Almeida disse:

    Muito boa essa visão, eu penso assim porém preciso muito me desligar das coisas que acontecem rotineiramente dessa vida que costumam influenciar, e que aos poucos tira do foco e concentração de uma vida espiritual segura com Deus, isso significa que ainda não me desliguei por completo das influências negativas externas e que minha atenção não se voltou inteiramente para o mundo espiritual com Deus por isso estou pesquisando para entender e confirmar o que já resumir no meu raciocínio e sua aula se encaixa com a minha realidade e maneira de pensar. Obrigado

  5. Geraldo Cruvinel Santos disse:

    Gostei muito dos seus estudos biblicos, sou membro da Igreja Batista Nacional de Alta Floresta em Mato Grosso

  6. Ana Rita Silva disse:

    A paz do Senhor meu irmão, gostei muito do seu trabalho, gostaria de saber se posso passar a outros.

  7. Alex Erasmo aguiar disse:

    Mt bom mesmo, mt interessante ensino! Gostei mt

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.