Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Estudo Bíblico Sobre a Inveja: 6 Conselhos Para Combatê-la

A inveja é algo extremamente nocivo. Se encontrar um ambiente que a alimente e consiga crescer, ela pode tomar dimensões catastróficas. Devemos evitá-la a todo custo, a despeito de todas as dificuldades e injustiças enfrentadas.

A palavra portuguesa inveja, vem do latim invidia. Significa olhar torto, mal olhado. Daí vem a expressão “olho gordo”. Dando a entender que o invejoso, olha para o próximo desejando o que ele tem, odiando-o por isso. O invejoso sofre em consequência da felicidade ou crescimento do próximo.

A bíblia nos exorta a não alimentar esse mal. Por isso, neste estudo bíblico você vai ver como podemos vencê-la em nosso coração e lidar com pessoas que sofrem com este mal. Leia até o final e aproveite!

Pessoas Invejosas: Do Que São Capazes?

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. (Provérbios 14:30)

A inveja faz muito mal ao ser humano. Não apenas a saúde física, ela compromete a saúde espiritual, psicológica e pode levar pessoas a tomar atitudes horríveis. O sábio diz que ela apodrece os ossos, sua figura de linguagem mostra que a inveja enfraquece a estrutura do ser, tornando-o vulnerável.

Essa vulnerabilidade pode se manifestar de inúmeras formas, mas a principal delas é a infelicidade. A pessoa invejosa não é feliz.

Vemos isso na relação de Abel e Caim, por exemplo. Ao perceber que o Senhor Deus aceitou a oferta de Abel, por ser excelente e rejeitou a sua por ser medíocre, Caim ficou furioso.

O coração de Caim tornou-se invejoso, de tal maneira, que ele matou o seu irmão (Gênesis 4.4-8). É algo realmente lamentável.

Não é em vão que as Escrituras nos aconselham: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. (Êxodo 20:17)

Ou seja, não devemos ter inveja do nosso próximo por causa do que ele tem. Mas será que podemos querer conquistar as mesmas coisas?

Sim! Só não posso querer tomá-las ou viver infeliz porque o próximo já conseguiu e você não.

Não Tenha Inveja de Quem Não Serve a Deus

Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. (Salmos 73:3)

Como servos de Deus há muitos caminhos e escolhas que nós não podemos fazer, isso porque queremos ser agradáveis a Deus. No Salmos 73, o sacerdote Asafe se torna cativo da inveja. Ele, um homem de vida consagrada se sente injustiçado, ao observar o ímpio.

Asafe percebe que o ímpio tem tudo que quer, embora viva uma vida sem se importar com o que Deus pensa, é feliz, faz e vai aonde quer. Enquanto isso, com justo, ele tem uma vida cheia de limitações de comportamento e posses.

Asafe sente inveja das pessoas que não temem a Deus! A forma de vida aparentemente tranquila dos ímpios o levou a pensar se a devoção, é algo que realmente vale a pena. (Salmos 73.4-15). Mas o sábio nos dá um conselho: Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles; (Provérbios 24:1).

A concepção de Asafe mudou quando ele entrou na casa de Deus. (…) até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. (Salmos 73.18,19)

A casa de Deus, a Igreja tem a função de esclarecer a verdade, dentre as suas muitas características. Não é à toa que ela é a coluna da verdade (I Timóteo 3.15 – Para Saber Mais leia o Estudo Bíblico Sobre Betel).

Enquanto estava na casa de Deus, Asafe recebeu a revelação do Espírito Santo de qual é o futuro das pessoas que vivem longe do Senhor. Após essa revelação ele percebe que o caminho melhor, embora estreito é o caminho trilhado com Deus.

Asafe percebe que não precisa ter inveja dos ímpios, ele havia feito a melhor escolha. O sacerdote concluí dizendo: Mas, para mim bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei os teus feitos (Salmos 73.28).

Não Tenha Inveja de Autoridades Espirituais

“Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o Senhor ouviu isso. (Números 12.2)

A inveja contra autoridades espirituais é algo extremamente perigoso. É um cuidado que nós devemos realmente ter. Em determinado momento, após a libertação do Egito e a travessia do Mar Vermelho, Miriã e Arão sentiram inveja de Moisés e começaram a questionar sua autoridade.

A Bíblia destaca que Moisés era um homem extremamente pacifico (Êxodo 12.3), ou seja, o mal que nasceu no coração de seus irmãos, não era fruto de provocação por parte dele.

Mas o que aconteceu foi algo grave. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá (Números 12.4). O episódio irritou a Deus. O Senhor feriu a Miriã com lepra por causa do seu erro contra o seu servo (Números 12.10).

Não importa o que aconteça, não se torne invejoso em relação a sua liderança espiritual. É algo extremamente perigoso e produz a indignação do Senhor Deus.

Não Use a Bíblia Para Disseminar Inveja

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. (Filipenses 1:15)

Ainda nos primeiros dias da Igreja o apóstolo Paulo percebe que algumas pessoas estavam usando as verdades de Deus para disseminar a inveja.

Em nossos dias, muitas vezes testemunhamos as pessoas cometendo o mesmo erro. Usando espaços consagrados à santa pregação, para desabafo pessoal. Há também um outro espaço bastante utilizado por alguns cristãos invejosos: internet e as redes sociais.

Trechos bíblicos, o nome de Deus, e as coisas santas são ferramentas de alguns cristãos para fundamentar suas mensagens de caráter invejoso.

Não podemos fazer isso!

Como Combater a Inveja

Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. (1 Timóteo 6:8)

A inveja é fruto de insatisfação. Essa insatisfação não é aquela que nos motiva a trabalhar mais, estudar, melhorar, etc. É uma insatisfação destrutiva que produz raiva e indignação pelo sucesso do próximo.

O apóstolo Paulo diz que se não quisermos ser invejosos, precisamos ser pessoas satisfeitas. “Tendo o que comer e com que vestir-nos… Estejamos satisfeitos…”.

Isso não significa que você não pode lutar para melhorar. Significa que você deve prosseguir na vida sem murmuração contra Deus e inveja contra o próximo, em relação aquilo que você ainda não tem.

Oração Contra a Inveja

Ouve a minha oração, Senhor! Chegue a ti o meu grito de socorro! (Salmos 102:1)

O problema contra o invejoso só pode ser resolvido com oração. Quando estivermos sofrendo com qualquer problema, é natural para o cristão apresentá-los a Deus.

Ser invejoso não é algo simples, ela é consequência de uma série de outros problemas. A oração é o antídoto contra essa enfermidade.

Passar tempo a sós com Deus, ser sincero diante dele, ler sua palavra de forma consistente e aberta são os passos que podemos dar para resolver o problema.

Conclusão

A inveja é um problema sério. Ceder as suas tentações pode acarretar uma série de consequências graves. Por isso, é algo que precisa ser tratado com seriedade e dedicação.

O Senhor Jesus Cristo nos dá uma série de conselhos nas bem-aventuranças que são extremamente úteis nesse tratamento.

E então, o que acha? Quer acrescentar algo? Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante. Compartilhe esse estudo bíblico com seus amigos e parentes.

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. Nice Monteiro disse:

    Muito bom!!! Que Deus continue abençoando a sua vida espiritual para edificar vidas por meio do Espírito Santo de Deus.

  2. Thamyris disse:

    Nossa, foi tudo o que eu precisa ler. Por muito tempo na minha vida, eu achava que não invejava ninguém, ate que eu soube de uma noticia que ao invés deu ficar feliz pela conquista do meu próximo, eu fiquei triste. Sensação horrível ! Eu não quero sentir isso !

    Foi muito útil para mim. Obrigada !

  3. izaias disse:

    MUITO bom esse estudo!Graças a Deus por ter mensageiro para trazer essa linda mensagem!

  4. George disse:

    Belo estudo biblico
    Gostei muito

  5. Isaias disse:

    Tenho caído vítima de inveja e olho grande como conbatela

  6. Fredson da Silva Santana. disse:

    Eu já senti muita inveja, mas peço a Deus pra me curar mais é mais por que isso é do diabo não aceito isso em minha vida ?

  7. Rafaela Araújo disse:

    TOP!!!

  8. Pedro Augusto disse:

    Bom estudo ❤

  9. mirian disse:

    muito bom este estudo, que Deus continue abençoando o irmão. A Paz do Senhor Jesus”

  10. Caryne Ramos disse:

    muito edificante

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.