Início Bíblia de Estudo Online Joel 3 Estudo: O Senhor é Nosso Refúgio

Joel 3 Estudo: O Senhor é Nosso Refúgio

Joel - Bíblia de Estudo Online

Em Joel 3, o Senhor anuncia que irá restaurar a sorte de Judá. Mesmo em meio a dor e guerra, se clamarmos alcançaremos misericórdia. Precisamos crer que Deus é o nosso refúgio. Enquanto a guerra cercava Seu povo, assim como angústia, incerteza e escassez o Senhor Deus colocasse como aquele que nos guarda.

Faça de Deus o seu refúgio e a calamidade não lhe consumirá. 

Esboço de Joel 3:

3.1 – 5: Restaurando a sorte de Judá

3.6 – 13: Diga o fraco: “Sou um guerreiro!”

3.14 – 21: O Senhor é nosso refúgio

Joel 3.1 – 5: Restaurando a sorte de Judá

Por mais severas e duradouras que sejam as aflições do povo de Deus, sempre haverá uma promessa de restauração para elas. O Senhor promete cuidar do futuro dos seus filhos.

Confie no Senhor mesmo quando tudo o seu redor grita para que você o abandone ou desista. Derrame sua alma diante de Deus e aguarde nele, porque certamente a resposta e o consolo virão.

Aqui, os inimigos do povo de Deus, que lhes causaram dor, aflição e roubaram seus bens, lhe causando danos emocionais e materiais, serão julgados e punidos.

Tendo em mente que os nossos adversários são espirituais, tenha paciência, pois o Senhor certamente repreenderá as obras do Diabo contra sua vida e lhe dará vitória.

Joel 3.6 – 13: Diga o fraco: “Sou um guerreiro!”

Não podemos ser passivos diante das questões da vida. Se quisermos crescer, conquistar e sair do contexto de escassez para o de abundância, precisamos lutar, dar o nosso melhor.

Muitos servos de Deus vivem “esperando no Senhor” para que suas vidas sejam transformadas. Mas essa espera não apresenta nenhuma atitude ou posicionamento concreto de fé.

Depois de prometer ao Seu povo que mudaria a sorte deles, o Senhor os convoca a se preparar para batalhar e fazer de elementos usuais do dia-a-dia, como arados e foices, armas de guerra.

Deus quer usar coisas que fazem parte da sua rotina para momentos decisivos de sua vida. Aqui, a atitude de um guerreiro confiante é determinante: “Diga o fraco: “Sou um guerreiro!””.

Nossa atitude é muito importante nos resultados de nossa vida. Há muitos servos de Deus que possuem uma atitude derrotada e desanimada, mas aqui, somos convidados a confiar no Senhor para obter grandes vitórias.

Joel 3.14 – 21: O Senhor é nosso refúgio

O vale da decisão é um lugar que frequentaremos muitas vezes ao longo da nossa vida. É neste lugar que o Senhor Deus quer nos dar grandes vitórias e nos promover nos contextos da vida.

Davi passou por aqui quando enfrentou Golias. Jacó também, quando lutou com Deus e Abraão, quando ofereceu Isaque.

No vale da decisão precisamos estar seguros de que o Senhor é conosco e confiar que a vitória será nossa. Não será fácil. Não será sem dor. Haverão ferimentos, e muitos deles graves, mas no final do processo você sentirá que valeu muito a pena.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here