O Espírito Santo de Deus é maravilhoso. Ele é o selo da nossa redenção, é quem nos dirige, ensina, e intercede por nós junto ao coração de Deus Pai. O Espírito de Deus é extremamente importante para a existência da humanidade. Quando ele for tirado, o anticristo se manifestará e governará o mundo.

Todo cristão deve conhecê-lo bem e se relacionar com ele. Isso porque dentre tantas coisas, ele torna a voz de Deus audível, nos dirige na caminhada e intercede por nós.

Personalidade do Espírito de Deus

O Espírito Santo de Deus

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. (João 14.16,17)

João 15.26: Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Atos 13.2-4: Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Atos 15.28: Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias (…)

Romanos 8.26,27: Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

I Coríntios 12.11: Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

A Divindade do Espírito

Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus (Atos 5:3,4)

1 Coríntios 3.16,17: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

1 Coríntios 6.19,20: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

A Promessa

(…) pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. (Lucas 1.15)

Lucas 12.12: (…) pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer”.

João 14.26: (…) Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Orações Pedindo o Espírito de Deus

Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8:15,16)

Efésios 3.16: Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito…

A Vinda do Espírito

E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. (João 20:22)

Atos 4.8,31: Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Atos 5.32 : Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

Atos 10.44,45: Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

Atos 11.15,16,24: “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio. Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’. Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

Este trecho bíblico pode ficar mais claro se você ler o estudo sobre o batismo no Espírito.

O Poder

Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis 1:2)

João 16.8,13: Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

2 Coríntios 1.22: (…) nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Efésios 1.13,14: Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

1 João 3.24: Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

As Obras

Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (Atos 13:52)

Romanos 5.5: E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

1 Coríntios 12.3,4: Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo. Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 12.7-10: A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

As Declarações

“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4:6)

Atos 10.19,20: Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”.

Atos 16.6-8: Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade.

Resistência ao Espírito de Deus

Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”. (Gênesis 6:3)

Isaías 63.10: Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.

Atos 7.51: “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Efésios 4.30: Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 Tessalonicenses 4.8: Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Blasfêmia contra o Santo Espírito

Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir. (Mateus 12:31,32)

Marcos 3.28-30: Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”. Jesus falou isso porque eles estavam dizendo: “Ele está com um espírito imundo”.

Simão e o Espírito Santo

Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo”. (Atos 8:18,19)

Conclusão

Não há como viver o cristianismo de forma eficaz sem a ajuda do Espírito Santo. É ele quem torna a obediência a Deus, algo possível.

Devemos pedir ao Senhor que nos revista, encha com o Espírito Santo, para que possamos trilhar os caminhos da justiça de Deus em Cristo.

Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Diga o que você pensa sobre o assunto, ou qual a sua dúvida. Não esqueça de compartilhar o estudo bíblico com seus amigos e familiares.

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

30 COMENTÁRIOS

  1. Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo”. (Atos 8:18,19)

    Segundo o texto à cima, o Espirito santo nos é concedido através da imposição de mãos ! O que devo fazer para ser batizado pelo Espirito Santo, sabendo que já fui batizado nas águas ? E como vou saber que fui batizado ou não ?

  2. Muito bom. Para enriquecer nossos estudos. O Espírito Santo é Santo. Ele é o que nos convence da justiça, do pecado e do juízo. Ele é maravilhoso. Nós ajuda a ter entendimento da palavra e nos dá força nessa caminhada de fé. Obrigada Espírito Santo. Obrigada irmão pelo estado.

  3. Que o nosso bom e poderoso Deus continue te iluminando com estes estudos que tem me ajudado tanto, que ele venha te usar com poder e autoridade naquilo que se empenha na obra de Deus… obrigada pastor e pastora.

  4. Os cristãos falam muito pouco sobre o Espirito Santo. Fazendo uma equivalência, quando Jesus esteve aqui ele era a evidencia. Não que ainda não seja. Mas os cristãos deveriam se aprofundar sobre o Espirito de Deus porque agora ele é quem esta conosco a igreja, Ele é a evidencia.

  5. Eu entendo q o avivamento é Terceira pessoa do Espírito Santo sem ele há um esfriamento na igreja.Sou batista,mas muitas igrejas estão esfriamento por esse motivo.Tem pessoas cheio dele.

  6. Irmão Diego por favor me ajude no meu raciocino,só seremos cheios do Espirito Santo se levarmos nossa vida com jejuns diários ou jejuando pelo menos 4 dias por semana? Procede esse entendimento?

  7. Bom dia irmão Diego.

    Estudo abençoado e edificante, estarei ministrando esta porção poderosa no qual Deus te revelou a Igreja neste Domingo 15/04/18.
    Que o Senhor continue te usando para Glória dEle.!!

  8. Deus continue te abençoando. Continue compartilhando teu aprendizado pois são preciosos eu aprendo muito.
    Obrigado pela dedicação e amor ao estudo bíblico e por nos ajudar a entender mais a Palavra de Deus.

  9. Excelente compilado de mensagens bíblicas irmão! Que possamos a cada dia buscar fervorosamente o Espírito Santo de Deus, sem Ele nossa existência não tem sentido, somos como vasos vazios, sem vida e utilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here