Estudos Bíblicos Diego Nascimento

O Espírito Santo de Deus e Suas Características

O Espírito Santo de Deus e Suas Características

O Espírito Santo de Deus é maravilhoso. Ele é o selo da nossa redenção, quem nos dirige, ensina, e intercede por nós junto ao coração de Deus Pai. O Espírito de Deus é extremamente importante para a existência da humanidade. Quando ele for tirado, o anticristo se manifestará e governará o mundo.

Todo cristão deve conhecê-lo bem e se relacionar com ele. Isso porque dentre tantas coisas, ele torna a voz de Deus audível, nos dirige na caminhada e intercede por nós.

1. A Personalidade do Espírito de Deus

O Espírito Santo possui características próprias, com a missão de ser o nosso mentor, isto é, nos dirigir, orientar e aconselhar Ele pode ser chamado de:

  1. Conselheiro (João 14.16,17);
  2. Espírito da verdade (João 15.26);
  3. Instrutor (Atos 13.2-4);
  4. Dirigente da Igreja (Atos 15.28);
  5. Intercessor (Romanos 8.26,27);
  6. Aquele que vocaciona (1 Coríntios 12.11).

2. A Divindade do Espírito

Por ter mentido ao Espírito Santo, Ananias, foi acusado por Pedro de mentir ao próprio Deus, o que na ocasião lhe custou a própria vida (Atos 5:3,4).

Além disso, somos chamados de santuário de Deus, por ter o Espírito doo Senhor morando dentro de nós (1 Coríntios 3.16,17).

Com isso, a Divindade do Espírito de Deus deve ser respeitada e reverenciada em nosso estilo de vida e em nosso corpo (1 Coríntios 6.19,20).

3. A Promessa

Por meio de seu ensino profético, o Senhor Jesus nos mostrou que o Seu Espírito estaria conosco em todas as situações, inclusive quando fôssemos testados acerca da nossa fé (Lucas 12.12). 

É Ele quem nos concede sabedoria e instrução para testemunhar a respeito dos mistérios de Deus, nos guiando e trazendo a nossa memória os textos bíblicos quando necessitamos (João 14.26).

É importante notar, que a promessa de Jesus é a de que o Espírito nos lembrará, ou seja, devemos ler e ouvir as Escrituras de maneira consistente e regular, pois se nossos celeiros estiverem vazios, onde o Conselheiro vai buscar os recursos?

4. Orações Pedindo o Espírito de Deus

Devemos orar a Deus de maneira específica, pedindo que Ele nos encha com Seu Espírito. Vazios, não conseguiremos ser frutíferos e eficazes na obra do Senhor nem na carreira cristã (Atos 8:15,16).

A todo momento, teremos que buscar recursos em nós mesmos. Mas cheios do Espírito, com uma mente dominada por Ele, nossa imaginação e produtividade irão muito além da nossa capacidade (Efésios 3.16)

5. A Vinda do Espírito

Durante sua vida e ministério, Jesus falou algumas vezes sobre a necessidade de voltar para o Pai, para que o Espírito Consolador fosse enviado. Em um desses momentos, o Senhor soprou sobre eles profeticamente, simbolizando a descida do Espírito sobre eles (João 20:22).

Com o desenvolvimento da Igreja e após o Pentescostes, Pedro e os outros apóstolos foram cheios do Espírito Santo, e por onde passavam grandes sinais e maravilhas eram feitas através deles, em Nome de Jesus (Atos 4.8,31)

Tamanha era a plenitude do poder de Deus, que muitas vezes, enquanto eles ministravam os ouvintes eram impactados pelo Espírito, que de modo contundente, confirmava o que estava sendo dito (Atos 10.44,45).

6. O Poder

Uma das características mais marcantes do Espírito de Deus, na minha opinião, é o poder que Ele tem de transformar o caos, em algo maravilhoso (Gênesis 1:2).

Da mesma forma, ele quer fazer em nossa vida. Pegar toda a bagunça em que ela se tornou. O ambiente frio e escuro da nossa alma, e a partir daí criar coisas novas.

A promessa é a de que Ele começa fazendo isso, quando nos convence do pecado impregnado, da justiça a ser aplicada e do juízo vindouro (João 16.8,13).

Ao arrependido, Ele dirigirá por um novo estilo de vida e novas e maravilhosas possibilidades. Por meio do ensino das escrituras, ele nos guiará pela verdade de Deus e nos fundamentará e firmará nos conselhos eternos. 

Assim Ele nos torna seus (2 Coríntios 1.22). Selados como cartas vivas pelo Espírito, nos tornamos propriedades de Deus ao guardar e viver os seus mandamentos (1 João 3.24)

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

7. As Obras

Dentro de sua missão, o Espírito Santo produz em nós alguns elementos que são determinantes para uma vida cheia de satisfação, paz e alegria, independente de qual seja o contexto em que estamos inseridos.

Mesmo em meio à perseguição severa, os discípulos permaneciam cheios de alegria e do Espirito do Senhor (Atos 13:52).

Ele nos consola, ministrando esperança real a nossa alma de que tudo vai ficar bem, no final (Romanos 5.5). É Ele quem nos capacita e aperfeiçoa, como dons e talentos para o bom desenvolvimento do Reino de Deus na Terra (1 Coríntios 12.7-10).

Portanto, por meio do Seu Espírito, o Senhor Deus quer criar em nós aquilo que não existiria naturalmente. Sem o seu poder criador, somos seres humanos pobres, frágeis. Com Ele, somos mais que vencedores.

8. As Declarações

Por toda a Bíblia temos a voz do Espírito Santo ecoando por todas as páginas. É Ele quem torna a voz de Deus audível para nós. Não são poucas as vezes que Ele se manifestou e a Ele, foram atribuídas mensagens proféticas (Zacarias 4:6).

Há quem acredite que Ele não fala mais hoje. Eu discordo completamente. Isso feriria seu propósito e missão. Como o Espírito de Deus nos aconselharia, sem se comunicar conosco? Não é possível!

Mesmo após a ascensão de Jesus, Ele continua a falar (Atos 10.19,20) e fazendo crescer a Igreja, através da pregação e convencimento do Evangelho (Atos 16.6-8).

9. Resistência ao Espírito

Embora seja amoroso, paciente e generoso, o Espirito Santo pode ser resistido. A nossa perversidade faz isso (Gênesis 6:3).

Não são poucas as vezes, ao longo da história, que o ser humano entristeceu o Espírito a ponto de Ele mesmo de o próprio, tratá-los como inimigos (Isaías 63.10)

Prestes a morrer, Estevão faz essa acusação contra os judeus que mataram Jesus, dizendo-lhes que seu coração obstinado e rebelde sempre resiste ao Espirito do Senhor (Atos 7.51)

A recomendação bíblica, é para que nós não entristeçamos o Espírito Santo. Devemos amá-lo e nos submeter a Ele em sinceridade. Com atitudes que honrem a sua direção (Efésios 4.30), pois quando rejeitamos as Escrituras, estamos rejeitando sua instrução (1 Tessalonicenses 4.8).

10. A Blasfêmia Contra o Santo Espírito

Em seu ensino, o Senhor Jesus destacou que o pecado cometido contra Deus Pai e contra Ele mesmo, seriam perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito, não! (Mateus 12:31,32).

A palavra grega que aparece em Mateus 12:31, é blasphemia e signfica: calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém, discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina. 

Este trecho bíblico promove bastante divergência entre os estudiosos, isso acontece, porque Jesus está se referindo a um pecado imperdoável. Algo GRAVÍSSIMO!

Há muita especulação sobre como esse pecado poderia ser praticado, ou se em nossos dias, essa punição ainda está em vigor.

Eu concordo que de fato, é uma conclusão muito difícil de ser tomada. Na minha opinião, em nossos dias, esse pecado é cometido por alguém que morre sem reconhecer o testemunho do Espírito Santo de que Jesus Cristo é o Salvador.

11. Simão e o Espírito de Deus

Ao ver o que os apóstolos eram capazes de fazer pela atuação do Espírito em suas vidas, ele ficou maravilhado e quis comprar aquele dom, com dinheiro.

Ao ouvir a proposta, Simão Pedro ficou muito irritado e deixou bem claro que o dom do Santo Espírito não pode ser comprado (Atos 8:18,19).

A experiência de Simão deve ser um alerta para nós. Acostumados a comprar tudo com dinheiro, muitas vezes levamos esse sentimento para a Igreja. Mas não é assim que funciona. Deus não precisa do nosso dinheiro, Ele é dono do ouro e da prata.

Só alcançaremos Sua graça, mediante um estilo de vida santa, em que Sua Palavra e Seus mandamentos são a nossa prioridade.

Conclusão

Não há como viver o cristianismo de forma eficaz sem a ajuda do Espírito Santo. É ele quem torna a obediência a Deus, algo possível.

Devemos pedir ao Senhor que nos revista, encha com Seu Espírito, para que possamos trilhar os caminhos da justiça de Deus em Cristo.

Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Diga o que você pensa sobre o assunto, ou qual a sua dúvida. Não esqueça de compartilhar o estudo bíblico com seus amigos e familiares.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

49 Comentários

  1. Odile Charles disse:

    Obrigada pelo estudo, Deus abençoe sua vida

  2. william chalup disse:

    adoro estudo sobre o Espírto Santo e muito maravilhoso entrar em seus atrios,,,,,

  3. Andrea disse:

    Boa noite! A paz do Senhor Jesus
    Esse estudo foi muito edificante e aprendir muito mais ainda, como é bom saber que não estamos sós porque Jesus falou em João 14: 17-18 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.Então Jesus nos disse que nós não estariamos sozinhos. Aleluia! que o Espírito Santo de Deus fala conosco diariamente, ele direciona a fazer aquilo que ele quer fazer e quando isso acontece tudo ocorre perfeito.
    Apóstolo Paulo é prova vida do Espirito Santo em tudo era guiado pelo Espirito. Coisa Glóriosa!
    Nós não temos capacidade nenhuma de fazer nada mas quando temos os Espirito sim ele quem convesse o homem do pecado, da justiça e do juizo.
    Ah se todos as pessoas fossem guiados pelo Espirito, o Senhor iria fazer grandes coisas através de nós. Eu tenho algumas experiências tremenda pelo Espirito, muitas coisas boas. Deus lindo e perfeito. Cada vez mais sou completamente apaixonada por Deus.
    Deus abençoe a cada um

  4. João vicente disse:

    Muito bom é edificante para nossa vida que continue te abençoando e te fazendo a cada dia mais sábio

  5. Ana disse:

    Encontrei esse estudo bíblico em um momento de guerra espiritual., onde estou ainda atônita , mas sabendo que é só com o Espírito Santo de Deus que consigo respirar aliviada aqui na terra dos viventes. Jesus disse que não nos deixaria sós , e cumpriu a sua promessa nos dando o Espírito Santo para vencermos as guerras .

  6. Vanessa Marcelo disse:

    Muito bom o estudo, a Biblia nos ensina muitas coisas, porem as vezes nos interessamos por muitos estudos que nos leva ha realizações materiais, e esquecemos de buscar o Espirito Santo de Deus, de forma mais profunda, de conhecer melhor, ser mais intimo, dividir momentos com o Espirito Santo, sorrir e chorar, se desligar de tudo so pra ficar mais tempo com ele. o Espirito Santo é nosso maior presente. Obrigada por esse estudo, cada um passa um pouco do que aprende com Ele fincado na plavra de Deus.

  7. Joelma machado disse:

    Estudo maravilhoso
    E na minha opinião além de blasfêmia contra o Espírito Santo ser quando alguém morre sem reconhecer o senhor como salvador .E também quando alguém já provou que o Espírito Santo real.e se afasta da presença do senhor e começa a negar a eficiência do seu poder.levando muitas alma a duvidar que realmente ele existe.

  8. Anônimo disse:

    Amei este estudo

  9. MAGNOLEIDE SILVA SANTOS disse:

    É lindo, eu amei esse estudo sobre o Espirito Santos, estou regojizada no meu espirito, com esse estudo. O Espirito Santo é tao maravilhoso ,aprendi muito.

  10. Janaina Marçal pereira disse:

    Muito boa explicação ?

  11. Rildo Albuquerque disse:

    Então o espirito santo não é uma pessoa , como a pessoa de Cristo o filho ?

  12. Eu amo saber que é o Santo Espírito do Senhor Deus q nos guia em toda jornada cristã, mas é possível senti-lo aqui como um pessoa queria sentir a vibração dele em meu ser como um choque, anseio por isso fui batizada em línguas, porém, quero conhece-lo mais profundo como faço me ajuda a evoluir nessa minha vida espiritual!!!! Quero muito loco.

  13. Dizer Que sem o Espiríto Santo não posso fazer nada muitas das coisas que eu faço por intermedio do Espirito Santo de Deus por isso não blesfemo o Espirito Santo porque alguns dos seus frutos fazem parte da minha vida sou usado para abençoar vidas de outras pessoas pela unção que o Espirito Santo mim concede por intermedio da oraçao e guardar os seus mandamentos …

  14. Amanda Costa disse:

    Que gloria… Suas palavras são ótimas.

  15. TAYSE ALEXANDRE disse:

    QUE ESTO MARAVILHOSO….SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELO ESPIRITO DE DEUS. SOU GRATA A JESUS POR TER MANDADO ELE PARA NOS AJUDAR E CUIDAR DE DE NOS AQUI NESSE MUNDO.

  16. Ozeias dos Santos disse:

    Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo”. (Atos 8:18,19)

    Segundo o texto à cima, o Espirito santo nos é concedido através da imposição de mãos ! O que devo fazer para ser batizado pelo Espirito Santo, sabendo que já fui batizado nas águas ? E como vou saber que fui batizado ou não ?

  17. Andreia disse:

    Muito bom. Para enriquecer nossos estudos. O Espírito Santo é Santo. Ele é o que nos convence da justiça, do pecado e do juízo. Ele é maravilhoso. Nós ajuda a ter entendimento da palavra e nos dá força nessa caminhada de fé. Obrigada Espírito Santo. Obrigada irmão pelo estado.

  18. Jane disse:

    O Espírito Santo é a palavra ou uma terceira pessoa (Deus, Jesus e o Espírito Santo)?
    O Espírito Santo interfere no livre arbítrio dado aos homens?

  19. Francisca pereira disse:

    Que o nosso bom e poderoso Deus continue te iluminando com estes estudos que tem me ajudado tanto, que ele venha te usar com poder e autoridade naquilo que se empenha na obra de Deus… obrigada pastor e pastora.

  20. Edilaine disse:

    Assim como falou a palavra que o Espírito é o selo para redenção, se eu não for batizada no Espírito ou cheia do Espírito melhor dizendo, não receberei o favor de Deus para salvação?

  21. Inácio de loiola santos da silva disse:

    Os cristãos falam muito pouco sobre o Espirito Santo. Fazendo uma equivalência, quando Jesus esteve aqui ele era a evidencia. Não que ainda não seja. Mas os cristãos deveriam se aprofundar sobre o Espirito de Deus porque agora ele é quem esta conosco a igreja, Ele é a evidencia.

  22. Valdomiro Celestino disse:

    Parabéns por esses estudos que Deus te. Abençoe ricamente

  23. Que maravilha termos preciosidades que nos auxiliam a moldar o nosso carácter! Parabéns por essa raridade!

  24. Gilda disse:

    Eu entendo q o avivamento é Terceira pessoa do Espírito Santo sem ele há um esfriamento na igreja.Sou batista,mas muitas igrejas estão esfriamento por esse motivo.Tem pessoas cheio dele.

  25. Criselia disse:

    Pelo q entendi o espirito Santo é uma pessoa?

  26. Jucile alves disse:

    Esse estudo e ulma bencao

  27. Nilzo Domingos disse:

    Irmão Diego por favor me ajude no meu raciocino,só seremos cheios do Espirito Santo se levarmos nossa vida com jejuns diários ou jejuando pelo menos 4 dias por semana? Procede esse entendimento?

  28. Rosilene disse:

    Os movimentos Que existem nas igrejas pentecostais seria um mover do espirito santo?

  29. VANEIDE C DE OLIVEIRA disse:

    Ótimo o estudo sobre O ESPIRITO SANTO. Estudamos hj sobre esse assunto. O seu estudo completou com satisfação o meu entendimento.

  30. Tiago Martins disse:

    Bom dia irmão Diego.

    Estudo abençoado e edificante, estarei ministrando esta porção poderosa no qual Deus te revelou a Igreja neste Domingo 15/04/18.
    Que o Senhor continue te usando para Glória dEle.!!

  31. simone regina rocha disse:

    Deus continue te abençoando. Continue compartilhando teu aprendizado pois são preciosos eu aprendo muito.
    Obrigado pela dedicação e amor ao estudo bíblico e por nos ajudar a entender mais a Palavra de Deus.

  32. Roberto Sousa disse:

    Muito bom gostei que Deus abençoe vcs

  33. Maria Arlete disse:

    Maravilhoso site aprendi muito .

  34. Marcos disse:

    Excelente compilado de mensagens bíblicas irmão! Que possamos a cada dia buscar fervorosamente o Espírito Santo de Deus, sem Ele nossa existência não tem sentido, somos como vasos vazios, sem vida e utilidade.

  35. Sevrino Ramos. disse:

    Uma benção de estudo, que Deus os abençõe.

  36. diego disse:

    gostei do estudo e aprendi que um fator importante para ter uma vida cheio do Espirito Santo é a obediência pois o nosso coração é enganoso.
    obrigado

  37. Selma disse:

    Continue a escrever e publicar estudos, eles nos ajudam muito, que o Senhor lhe cada vez mais sabedoria.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});