Estudos Bíblicos

Estudo Sobre o Espírito Santo de Deus e Suas Características

O Espírito Santo de Deus é maravilhoso. Ele é o selo da nossa redenção, é quem nos dirige, ensina, e intercede por nós junto ao coração de Deus Pai. O Espírito de Deus é extremamente importante para a existência da humanidade. Quando ele for tirado, o anticristo se manifestará e governará o mundo.

Todo cristão deve conhecê-lo bem e se relacionar com ele. Isso porque dentre tantas coisas, ele torna a voz de Deus audível, nos dirige na caminhada e intercede por nós.

Personalidade do Espírito de Deus

O Espírito Santo de Deus

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. (João 14.16,17)

João 15.26: Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Atos 13.2-4: Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Atos 15.28: Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias (…)

Romanos 8.26,27: Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

I Coríntios 12.11: Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

A Divindade do Espírito

Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus (Atos 5:3,4)

1 Coríntios 3.16,17: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

1 Coríntios 6.19,20: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

A Promessa

(…) pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. (Lucas 1.15)

Lucas 12.12: (…) pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer”.

João 14.26: (…) Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Orações Pedindo o Espírito de Deus

Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8:15,16)

Efésios 3.16: Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito…

A Vinda do Espírito

E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. (João 20:22)

Atos 4.8,31: Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Atos 5.32 : Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

Atos 10.44,45: Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

Atos 11.15,16,24: “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio. Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’. Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

Este trecho bíblico pode ficar mais claro se você ler o estudo sobre o batismo no Espírito.

O Poder

Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis 1:2)

João 16.8,13: Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

2 Coríntios 1.22: (…) nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Efésios 1.13,14: Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

1 João 3.24: Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

As Obras

Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (Atos 13:52)

Romanos 5.5: E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

1 Coríntios 12.3,4: Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo. Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 12.7-10: A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

As Declarações

“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4:6)

Atos 10.19,20: Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”.

Atos 16.6-8: Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade.

Resistência ao Espírito de Deus

Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos”. (Gênesis 6:3)

Isaías 63.10: Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.

Atos 7.51: “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Efésios 4.30: Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 Tessalonicenses 4.8: Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Blasfêmia contra o Santo Espírito

Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir. (Mateus 12:31,32)

Marcos 3.28-30: Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”. Jesus falou isso porque eles estavam dizendo: “Ele está com um espírito imundo”.

Simão e o Espírito Santo

Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo”. (Atos 8:18,19)

Conclusão

Não há como viver o cristianismo de forma eficaz sem a ajuda do Espírito Santo. É ele quem torna a obediência a Deus, algo possível.

Devemos pedir ao Senhor que nos revista, encha com o Espírito Santo, para que possamos trilhar os caminhos da justiça de Deus em Cristo.

Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Diga o que você pensa sobre o assunto, ou qual a sua dúvida. Não esqueça de compartilhar o estudo bíblico com seus amigos e familiares.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Selma disse:

    Continue a escrever e publicar estudos, eles nos ajudam muito, que o Senhor lhe cada vez mais sabedoria.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.