O Espírito Santo de Deus

O Espírito Santo de Deus é maravilhoso. Ele é o selo da nossa redenção, quem nos dirige, ensina, e intercede por nós junto ao coração de Deus Pai. O Espírito de Deus é extremamente importante para a existência da humanidade. Quando ele for tirado, o anticristo se manifestará e governará o mundo.

Todo cristão deve conhecê-lo bem e se relacionar com ele. Isso porque dentre tantas coisas, ele torna a voz de Deus audível, nos dirige na caminhada e intercede por nós.

1. A Personalidade do Espírito de Deus

O Espírito Santo possui características próprias, com a missão de ser o nosso mentor, isto é, nos dirigir, orientar e aconselhar Ele pode ser chamado de:

  1. Conselheiro (João 14.16,17);
  2. Espírito da verdade (João 15.26);
  3. Instrutor (Atos 13.2-4);
  4. Dirigente da Igreja (Atos 15.28);
  5. Intercessor (Romanos 8.26,27);
  6. Aquele que vocaciona (1 Coríntios 12.11).

2. A Divindade do Espírito

Por ter mentido ao Espírito Santo, Ananias, foi acusado por Pedro de mentir ao próprio Deus, o que na ocasião lhe custou a própria vida (Atos 5:3,4).

Além disso, somos chamados de santuário de Deus, por ter o Espírito doo Senhor morando dentro de nós (1 Coríntios 3.16,17).

Com isso, a Divindade do Espírito de Deus deve ser respeitada e reverenciada em nosso estilo de vida e em nosso corpo (1 Coríntios 6.19,20).

3. A Promessa

Por meio de seu ensino profético, o Senhor Jesus nos mostrou que o Seu Espírito estaria conosco em todas as situações, inclusive quando fôssemos testados acerca da nossa fé (Lucas 12.12). 

É Ele quem nos concede sabedoria e instrução para testemunhar a respeito dos mistérios de Deus, nos guiando e trazendo a nossa memória os textos bíblicos quando necessitamos (João 14.26).

É importante notar, que a promessa de Jesus é a de que o Espírito nos lembrará, ou seja, devemos ler e ouvir as Escrituras de maneira consistente e regular, pois se nossos celeiros estiverem vazios, onde o Conselheiro vai buscar os recursos?

4. Orações Pedindo o Espírito de Deus

Devemos orar a Deus de maneira específica, pedindo que Ele nos encha com Seu Espírito. Vazios, não conseguiremos ser frutíferos e eficazes na obra do Senhor nem na carreira cristã (Atos 8:15,16).

A todo momento, teremos que buscar recursos em nós mesmos. Mas cheios do Espírito, com uma mente dominada por Ele, nossa imaginação e produtividade irão muito além da nossa capacidade (Efésios 3.16)

5. A Vinda do Espírito

Durante sua vida e ministério, Jesus falou algumas vezes sobre a necessidade de voltar para o Pai, para que o Espírito Consolador fosse enviado. Em um desses momentos, o Senhor soprou sobre eles profeticamente, simbolizando a descida do Espírito sobre eles (João 20:22).

Com o desenvolvimento da Igreja e após o Pentescostes, Pedro e os outros apóstolos foram cheios do Espírito Santo, e por onde passavam grandes sinais e maravilhas eram feitas através deles, em Nome de Jesus (Atos 4.8,31)

Tamanha era a plenitude do poder de Deus, que muitas vezes, enquanto eles ministravam os ouvintes eram impactados pelo Espírito, que de modo contundente, confirmava o que estava sendo dito (Atos 10.44,45).

6. O Poder

Uma das características mais marcantes do Espírito de Deus, na minha opinião, é o poder que Ele tem de transformar o caos, em algo maravilhoso (Gênesis 1:2).

Da mesma forma, ele quer fazer em nossa vida. Pegar toda a bagunça em que ela se tornou. O ambiente frio e escuro da nossa alma, e a partir daí criar coisas novas.

A promessa é a de que Ele começa fazendo isso, quando nos convence do pecado impregnado, da justiça a ser aplicada e do juízo vindouro (João 16.8,13).

Ao arrependido, Ele dirigirá por um novo estilo de vida e novas e maravilhosas possibilidades. Por meio do ensino das escrituras, ele nos guiará pela verdade de Deus e nos fundamentará e firmará nos conselhos eternos. 

Assim Ele nos torna seus (2 Coríntios 1.22). Selados como cartas vivas pelo Espírito, nos tornamos propriedades de Deus ao guardar e viver os seus mandamentos (1 João 3.24)

7. As Obras

Dentro de sua missão, o Espírito Santo produz em nós alguns elementos que são determinantes para uma vida cheia de satisfação, paz e alegria, independente de qual seja o contexto em que estamos inseridos.

Mesmo em meio à perseguição severa, os discípulos permaneciam cheios de alegria e do Espirito do Senhor (Atos 13:52).

Ele nos consola, ministrando esperança real a nossa alma de que tudo vai ficar bem, no final (Romanos 5.5). É Ele quem nos capacita e aperfeiçoa, como dons e talentos para o bom desenvolvimento do Reino de Deus na Terra (1 Coríntios 12.7-10).

Portanto, por meio do Seu Espírito, o Senhor Deus quer criar em nós aquilo que não existiria naturalmente. Sem o seu poder criador, somos seres humanos pobres, frágeis. Com Ele, somos mais que vencedores.

8. As Declarações

Por toda a Bíblia temos a voz do Espírito Santo ecoando por todas as páginas. É Ele quem torna a voz de Deus audível para nós. Não são poucas as vezes que Ele se manifestou e a Ele, foram atribuídas mensagens proféticas (Zacarias 4:6).

Há quem acredite que Ele não fala mais hoje. Eu discordo completamente. Isso feriria seu propósito e missão. Como o Espírito de Deus nos aconselharia, sem se comunicar conosco? Não é possível!

Mesmo após a ascensão de Jesus, Ele continua a falar (Atos 10.19,20) e fazendo crescer a Igreja, através da pregação e convencimento do Evangelho (Atos 16.6-8).

9. Resistência ao Espírito

Embora seja amoroso, paciente e generoso, o Espirito Santo pode ser resistido. A nossa perversidade faz isso (Gênesis 6:3).

Não são poucas as vezes, ao longo da história, que o ser humano entristeceu o Espírito a ponto de Ele mesmo de o próprio, tratá-los como inimigos (Isaías 63.10)

Prestes a morrer, Estevão faz essa acusação contra os judeus que mataram Jesus, dizendo-lhes que seu coração obstinado e rebelde sempre resiste ao Espirito do Senhor (Atos 7.51)

A recomendação bíblica, é para que nós não entristeçamos o Espírito Santo. Devemos amá-lo e nos submeter a Ele em sinceridade. Com atitudes que honrem a sua direção (Efésios 4.30), pois quando rejeitamos as Escrituras, estamos rejeitando sua instrução (1 Tessalonicenses 4.8).

10. A Blasfêmia Contra o Santo Espírito

Em seu ensino, o Senhor Jesus destacou que o pecado cometido contra Deus Pai e contra Ele mesmo, seriam perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito, não! (Mateus 12:31,32).

A palavra grega que aparece em Mateus 12:31, é blasphemia e signfica: calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém, discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina. 

Este trecho bíblico promove bastante divergência entre os estudiosos, isso acontece, porque Jesus está se referindo a um pecado imperdoável. Algo GRAVÍSSIMO!

Há muita especulação sobre como esse pecado poderia ser praticado, ou se em nossos dias, essa punição ainda está em vigor.

Eu concordo que de fato, é uma conclusão muito difícil de ser tomada. Na minha opinião, em nossos dias, esse pecado é cometido por alguém que morre sem reconhecer o testemunho do Espírito Santo de que Jesus Cristo é o Salvador.

11. Simão e o Espírito de Deus

Ao ver o que os apóstolos eram capazes de fazer pela atuação do Espírito em suas vidas, ele ficou maravilhado e quis comprar aquele dom, com dinheiro.

Ao ouvir a proposta, Simão Pedro ficou muito irritado e deixou bem claro que o dom do Santo Espírito não pode ser comprado (Atos 8:18,19).

A experiência de Simão deve ser um alerta para nós. Acostumados a comprar tudo com dinheiro, muitas vezes levamos esse sentimento para a Igreja. Mas não é assim que funciona. Deus não precisa do nosso dinheiro, Ele é dono do ouro e da prata.

Só alcançaremos Sua graça, mediante um estilo de vida santa, em que Sua Palavra e Seus mandamentos são a nossa prioridade.

Conclusão

Não há como viver o cristianismo de forma eficaz sem a ajuda do Espírito Santo. É ele quem torna a obediência a Deus, algo possível.

Devemos pedir ao Senhor que nos revista, encha com Seu Espírito, para que possamos trilhar os caminhos da justiça de Deus em Cristo.

Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Diga o que você pensa sobre o assunto, ou qual a sua dúvida. Não esqueça de compartilhar o estudo bíblico com seus amigos e familiares.

42 COMENTÁRIOS

  1. É lindo, eu amei esse estudo sobre o Espirito Santos, estou regojizada no meu espirito, com esse estudo. O Espirito Santo é tao maravilhoso ,aprendi muito.

  2. Eu amo saber que é o Santo Espírito do Senhor Deus q nos guia em toda jornada cristã, mas é possível senti-lo aqui como um pessoa queria sentir a vibração dele em meu ser como um choque, anseio por isso fui batizada em línguas, porém, quero conhece-lo mais profundo como faço me ajuda a evoluir nessa minha vida espiritual!!!! Quero muito loco.

  3. Dizer Que sem o Espiríto Santo não posso fazer nada muitas das coisas que eu faço por intermedio do Espirito Santo de Deus por isso não blesfemo o Espirito Santo porque alguns dos seus frutos fazem parte da minha vida sou usado para abençoar vidas de outras pessoas pela unção que o Espirito Santo mim concede por intermedio da oraçao e guardar os seus mandamentos …

  4. QUE ESTO MARAVILHOSO….SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELO ESPIRITO DE DEUS. SOU GRATA A JESUS POR TER MANDADO ELE PARA NOS AJUDAR E CUIDAR DE DE NOS AQUI NESSE MUNDO.

  5. Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo”. (Atos 8:18,19)

    Segundo o texto à cima, o Espirito santo nos é concedido através da imposição de mãos ! O que devo fazer para ser batizado pelo Espirito Santo, sabendo que já fui batizado nas águas ? E como vou saber que fui batizado ou não ?

  6. Muito bom. Para enriquecer nossos estudos. O Espírito Santo é Santo. Ele é o que nos convence da justiça, do pecado e do juízo. Ele é maravilhoso. Nós ajuda a ter entendimento da palavra e nos dá força nessa caminhada de fé. Obrigada Espírito Santo. Obrigada irmão pelo estado.

  7. Que o nosso bom e poderoso Deus continue te iluminando com estes estudos que tem me ajudado tanto, que ele venha te usar com poder e autoridade naquilo que se empenha na obra de Deus… obrigada pastor e pastora.

  8. Assim como falou a palavra que o Espírito é o selo para redenção, se eu não for batizada no Espírito ou cheia do Espírito melhor dizendo, não receberei o favor de Deus para salvação?

  9. Os cristãos falam muito pouco sobre o Espirito Santo. Fazendo uma equivalência, quando Jesus esteve aqui ele era a evidencia. Não que ainda não seja. Mas os cristãos deveriam se aprofundar sobre o Espirito de Deus porque agora ele é quem esta conosco a igreja, Ele é a evidencia.

  10. Eu entendo q o avivamento é Terceira pessoa do Espírito Santo sem ele há um esfriamento na igreja.Sou batista,mas muitas igrejas estão esfriamento por esse motivo.Tem pessoas cheio dele.

  11. Irmão Diego por favor me ajude no meu raciocino,só seremos cheios do Espirito Santo se levarmos nossa vida com jejuns diários ou jejuando pelo menos 4 dias por semana? Procede esse entendimento?

  12. Bom dia irmão Diego.

    Estudo abençoado e edificante, estarei ministrando esta porção poderosa no qual Deus te revelou a Igreja neste Domingo 15/04/18.
    Que o Senhor continue te usando para Glória dEle.!!

  13. Deus continue te abençoando. Continue compartilhando teu aprendizado pois são preciosos eu aprendo muito.
    Obrigado pela dedicação e amor ao estudo bíblico e por nos ajudar a entender mais a Palavra de Deus.

  14. Excelente compilado de mensagens bíblicas irmão! Que possamos a cada dia buscar fervorosamente o Espírito Santo de Deus, sem Ele nossa existência não tem sentido, somos como vasos vazios, sem vida e utilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here