Estudo Bíblico Sobre Amor

O amor é a palavra mais comumente usada nos nossos dias para revelar carinho, devoção, cuidado, compromisso, etc. Na bíblia, no entanto é algo muito mais intenso e profundo do que aquilo que é revelado por Shakespeare ou pelas novelas.

Para a ficção dos nossos dias ele possui enredo de morte, traição, separação, dor, frustração, e mais uma porção grande de sentimentos ruins e situações adversas.

Mas neste estudo bíblico você verá quais os tipos de amor, existentes e como a Bíblia o apresenta. Além disso, vamos estudar sobre sua fundamental importância e formas de aplicação diária.

Leia até o final e aproveite.

1. Quais os Tipos Amor?

A palavra em português não apresenta a totalidade do sentido de algumas passagens bíblicas devido a limitação da língua. Para expandir os nossos horizontes precisamos conhecer ao menos, as expressões mais importantes do grego antigo, língua na qual o Novo Testamento foi escrito:

Érōs de Eros (ἔρως) – romântico ou de natureza sexual. É intenso e poderoso. Salomão chega a dizer que ele é forte como a morte (Cânticos 8.6)

Philos de Philia (φιλία) – é expansivo, mais voltado para descrever relacionamentos com familiares e amigos. Embora tenha essa natureza, ele demonstra lealdade e compromisso.

Stérgō (στοργή) – natural, aquele que existe de pais para filhos. Normalmente essa expressão é utilizada para representar o afeto familiar.

Agápē de Ágape (ἀγάπη) – que se doa, incondicional. Ágape é a melhor forma de entender o que Deus sente pela humanidade revelado. Este amor é revelado na morte de Jesus na cruz e na sua ressurreição ao terceiro.

Quero deixar claro, que essas não são todas as palavras gregas para amor, apenas as mais comuns. Se desejar aprofundar seu conhecimento nessa parte, faça uma pesquisa mais intensa. Tendo isso em mente sigamos em frente.

2. Qual a Importância do Tema na Bíblia?

A Bíblia Sagrada o apresenta como a maior de todas as virtudes humanas. Nada definitivamente se compara a ele. O Espírito Santo através do Apóstolo Paulo, o coloca acima de sabedoria e dons espirituais. Chegando a dizer que ainda que dominasse completamente os dois, seria vazio se não o tivesse (1 Coríntios 13:1-3).

Até mesmo a caridade, as boas ações e o próprio martírio não são superiores ao amor. Se essas atitudes não foram completamente motivadas por ele, “nada disso me valerá”, disse Paulo.

3. Características

O amor é paciente, bondoso, não invejoso, não presunçoso, não orgulhoso, não maltrata a ninguém, não é egoísta, não iracundo, não rancoroso, não tem prazer na injustiça. Alem disso, é capaz de suportar tudo em  fé, paciência e resiliência. O amor é eterno! O Espírito Santo apresenta o maior dos sentimentos, tal como o próprio Deus o vê, o percebe e o manifesta (1 Coríntios 13:4-8).

Na bíblia, ele não é como na ficção. Cheio de ódio, traição e insano. O contrário é verdade. É cheio de paciência. Bondade. Não invejoso. Humilde. Ele é antagônico ao que o mundo pensa, vê e manifesta.

Na bíblia, ele não é cheio de cobiça nem é dramático, “não se ira facilmente”, “não guarda rancor”. Não é totalmente entregue a sentimentalismo. Na bíblia ele é controlado. “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Tudo, literalmente vai cessar. Ele não!

O Espírito Santo o apresenta como sendo maior até mesmo que a fé e a esperança (I Coríntios 13.11). Já parou para pensar nisso? É tão profundo que eu não vou tentar explicar. Oro para que o Senhor Jesus nos ajude a viver a sua prática.

4. Quem Deve Ser o Meu Maior Amor? 

Ao ser questionado sobre como poderíamos ser salvos o Senhor Jesus Cristo não hesitou: “Ame a Deus!”, disse ele (Lucas 10:25-28). Mas não é um algo simples, qualquer. É uma devoção completa. Nele não deve ser depositado uma pequena porção de carinho. É uma entrega intensa e total. É tudo o que você tem.

O Senhor Jesus nos mostra Deus deve ter a plenitude de pelo menos duas áreas da nossa vida:

  • Existência natural – Deus, o seu Reino e justiça devem ser o seu maior anseio e prioridade já aqui nesta Terra. Nada, nem ninguém pode disputar esse lugar de primazia com Ele.
  • Existência espiritual – Não devemos olhar para mais ninguém com o objetivo de obter respostas acerca das coisas espirituais. Não há nenhuma divindade, entidade, conhecimento, ensino, ou o que quer que seja, capaz de suprir essa necessidade. Somente Deus, o Pai de Jesus Cristo deve receber de nós culto, reverência, devoção, adoração.

5. O Relacionamento Com o Próximo

No ensino de Jesus, amor ao próximo é algo essencial. Para ilustrar a sua profundidade ele contou a parábola do bom samaritano. Aonde apresenta de forma magistral como podemos ser benção na vida das pessoas em contextos diferentes e cheio de preconceitos (João 15:9-13).

Não é em vão que João amplifica o conceito dizendo que, afirmar que a Deus e odiar ao próximo é mentira (1 João 4:20). Ou seja, não é algo encharcado por religiosidade estéril. É cheio de atitude.

A maior carência do mundo atual é da manifestação desse sentimento de forma real, sincera e verdadeira. Pensando nisso olhe ao seu redor e veja a quem você pode dar uma demonstração e amor, através de uma atitude concreta.

Conclusão

O amor na bíblia é algo muito mais amplo, profundo, real e sincero do que o apresentado na literatura, no mundo, nas filosofias, na ficção, enfim.

É cheio de decência, promotor da paz e disposto a sofrer o dano para promover o equilíbrio do todo. Importa-se mais com os outros do que consigo mesmo.

Não há nada maior que ele no ensino de Jesus. Sendo assim, a minha oração é para que o Espírito Santo o desenvolva em nós, nos ajude a viver a sua prática.

Sobre esse assunto o que você gostaria de acrescentar? Quer destacar algo? Deixe seu comentário, gostaria de conhecer sua opinião. E não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com amigos e parentes.

Deus abençoe!

16 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite a paz. estava tentando achar a resposta desse amor que espirito santo me permiti ter mas estava achando palavras que nao sabia como descever mais seu entendimento é o que preciso pra poder falar ….
    Pois tem o amor que é falado mais nao praticado ,é falar é facil que ama o proximó ,mas infelizmente vejo q estao esfriando eu estou vivendo um particular com ESPIRITO SANTO que é lindo descobri o amor verdadeiro ,olho para as escrituras sagradas e me comovo …QUÃO GRANDE É O SENHOR POIS NAO POUPOU A VIDADE SEU FILHO.
    Que venha primeirante a mim a ter esse amor cada dia seja regado e que cresça a todos que estão em obediencia a DEUS

  2. Parabéns pelo conteúdo, abriu minha mente, gostei muito mesmo, a profundidade na riqueza das palavras usadas, tenho convicção que essa inspiração veio do precioso Espirito Santo de Deus. Paz seja contigo. Obrigado

  3. Bom dia!

    Gostei muito, pois o estudo foi apresentado com clareza e riqueza de informações. Precisamos ter esta consciência ao repassar as ricas palavra do SENHOR para os irmãos; principalmente para aqueles que ainda não são firmados na fé. Fica co Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here