Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Confiar Em Deus: Como Confiar em Deus

Confiar em Deus é uma das maiores necessidades da humanidade nos dias de hoje. Em mundo extremamente estressante e inseguro confiar em Deus é muito mais que simbolismo, é uma necessidade real e urgente.

Neste estudo bíblico sobre confiar em Deus, vou mostrar:

  • Como confiar em Deus;
  • Benefícios recebidos graças a confiança em Deus;
  • Confie em Deus e não nas coisas.

Confiar em Deus: Não É Mérito Seu

Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. (2 Coríntios 3.4,5)

O apóstolo Paulo é o mais ativo de todos os apóstolos. Ele escreveu a maior parte do Novo Testamento e depois de Jesus Cristo é o maior evangelista de todos os tempos.

Mesmo tendo um currículo tão impressionante ele faz uma declaração maravilhosa: “a nossa capacidade vem de Deus”.

Confiar em Deus é acreditar que conseguiremos desenvolver tudo o que for preciso para agradá-lo, porque ele mesmo é o que nos capacita.

Paulo não reivindica nada para si. Não há o menor louvor para ele, a glória é toda de Deus. No Deus em que ele confia.

Confiar em Deus: Esconda-se Na Rocha

Eu te amo, ó Senhor, minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta. (Salmos 18:1,2)

Estudiosos acreditam que Davi escreveu o salmo 18 quando fugia de Saul, e estava no deserto.

O cenário que o cercava era o dos montes altos de Israel, cheios de cavernas naturais, cavadas em suas paredes. Muitos viajantes usavam-nas para descansar, abrigar-se. Como esconderijo.

Confiar em Deus é como entrar em uma caverna e esperar que o perigo passe. É entrar na fenda da rocha. É renovar as forças. É esconder-se do mal que aflige a alma.

É isso que Davi diz ao Senhor Deus. É isso que Davi faz!

Confiar em Deus: Habite no Esconderijo do Altíssimo

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. (Salmos 91:1,2)

Confiar em Deus não é apenas ir a Igreja aos domingos. Confiar em Deus é habitar, morar, casar com Deus.

Davi, mais uma vez diz que quem casa com Deus pode descansar. A sombra das suas asas, são sinônimo de segurança, provisão e paz.

A figura utilizada é a da galinha que protege seus pintinhos debaixo de suas asas para impedir que aves de rapina devorem seus filhotes. Enquanto os pintinhos estão à sombra das asas de sua mãe estão seguros.

Confiar em Deus é morar nessa segurança. É manter-se encostado a ele enquanto atravessa o campo aberto da vida.

O diabo sempre estará nos caçando, mas enquanto estivermos à sombra do Onipotente a única pessoa que ele verá é o nosso Deus.

Confiar em Deus: A Luz Que Direciona e Protege

O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade. Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia! (Salmos 84:11,12)

O Senhor Deus ilumina o caminho das nossas vidas. Ele expulsa todas as trevas, esclarece as dúvidas e os temores.

Além disso ele nos protege de tudo. Mal. Aflição. Tragédias. O Senhor é um escudo poderoso para aqueles que nele confiam.

Além disso, há garantia de que aqueles que o amam e guardam seus mandamentos, serão sempre ouvidos. Suas orações não serão esquecidas, menosprezadas.

O salmista encerra dizendo que quem confiar em Deus desfrutará de felicidade real, plena e abundante.

Confiar em Deus: Cuidado Com os Necessitados

O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam. (Salmos 9:9,10)

Em um mundo em que os menos favorecidos são abandonados e esquecidos, o salmista apresenta o nosso Deus como um refúgio para os oprimidos.

Além de ser um Deus companheiro dos esquecidos ele é também aquele em quem podemos nos refugiar em momentos difíceis. Momentos em que não sabemos o que fazer.

O salmista diz que aqueles que conhecem ao Senhor, os que têm intimidade com Deus, confiam nele. Ele jamais traí a confiança de seus filhos.

Confiar em Deus é saber que nunca será abandonado (a). Não importa o que aconteça, o que as circunstâncias digam, Ele estará a distância de um clamor.

Confiar em Deus: Desde os Tempos Antigos

Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste. (Salmos 22.4)

Os homens e mulheres da Bíblia aprenderam a confiar em Deus. A despeito de tudo o que enfrentaram não ficaram confundidos, pelo contrário o salmista enfatiza, confiaram no Senhor e ele os livrou.

Confiar em Deus é olhar para o passado e ver como Ele agiu e ter certeza que a fidelidade demostrada aos antigos será mantida no presente e no futuro.

Confiar em Deus: Somos Frágeis

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3:5,6)

Confiar completamente no seu talento, conhecimento, experiência é um erro. Somos seres humanos, falhos, limitados. Uma série de coisas podem fugir ao nosso controle, não importa o quão capaz somos.

O sábio nos aconselha a não apoiar a nossa confiança plena naquilo que somos capazes de fazer. Antes ele diz que devemos confiar em Deus e colocar diante dele todas as atividades que precisamos desenvolver.

Confiar em Deus é acreditar que não precisamos resolver tudo sozinhos. Precisamos trabalhar, estudar, nos esforçar e dar o nosso melhor, mas apenas isso, pode nos levar a frustração, depressão, fracasso.

Se colocarmos as nossas atividades diante do Senhor e suplicarmos por sua ajuda, certamente nos sairemos muito melhor e saberemos como administrar os resultados.

Confiar em Deus: Fazendo a Coisa Certa

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. (Salmos 37:3-5)

Confiar em Deus é procurar agir da maneira correta. A promessa é de que agindo dessa maneira, desfrutaremos da proteção do nosso Deus.

Confiar em Deus é ter prazer nele. É satisfazer-se com sua bondade e amor. A promessa é que agindo assim os desejos do seu coração serão satisfeitos pelo Senhor.

É de se esperar que alguém que confia no Senhor e se relaciona com ele tenha as motivações corretas em seus corações. A promessa é que o Senhor agirá por você.

Confiar em Deus: Medo, Por quê?

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. (Salmos 56.3)

Você não precisa chegar ao desespero. Quando o medo cercar você, confie no Senhor.

Confiar em Deus é desconfiar do medo. É tornar o medo algo secundário. É olhar para o medo sem que ele seja único.

Há um Deus maior e mais poderoso que qualquer temor. Confiar em Deus é lançar fora o medo.

Confiar em Deus: Já Faz Tempo

Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude. (Salmos 71.5)

Não espere o tempo passar e uma série de coisas horríveis e irreversíveis acontecer, para que você cogite a possibilidade de confiar em Deus.

O salmista diz que a sua confiança em Deus é algo que começou na juventude. Ou seja, bem cedo ele começou a cofiar no Senhor. Quando a sua vida estava começando, ele decidiu confiar em Deus.

Essa atitude faz toda a diferença!

Confiar em Deus: Guardado

Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. (Isaías 26.3)

Confiar em Deus é um excelente produtor de paz. Paz natural.

Em um mundo dominado pelas doenças emocionais, atentados terroristas, altos índices de criminalidade, etc., A confiança no Senhor nos ajuda a viver de forma tranquila e suave.

A promessa é que aquele que confia em Deus terá suas emoções conservadas em perfeita paz. Isso porque confia no Senhor Deus.

Confiar em Deus: Não Seja Fútil

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes. (Salmos 20:7,8)

É muito comum as pessoas confiarem em mecanismos humanos. Internet, armas, tecnologia, estruturas, etc. Todas estas coisas falham. Ao contrário disso, o salmista diz que confiar em Deus é consistente, sólido.

As estruturas humanas são frágeis. É exatamente essa fragilidade que produz uma incontável multidão de frustrações.

Ao contrário disso, confiar em Deus nos mantém de pé mesmo quando tudo ao seu redor está desabando. Até mesmo o chão.

Confiando no Senhor estaremos sempre de pé, firmes, fortes e constantes.

Confiar em Deus: É Melhor Confiar No Senhor

É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes. (Salmos 118:8,9)

Confiar em Deus é a melhor e mais segura escolha que você pode fazer na sua vida. Entregar sua vida na direção de Jesus Cristo é tudo o que você precisa fazer, antes de mais nada.

Trocar a confiança de Deus pela confiança nas pessoas é trocar o cuidado e a certeza pelo desleixo e a incerteza.

Seres humanos são inconstantes. Vulneráveis. Seres humanos mudam de opinião com a mesma frequência que mudam de roupa. Seres humanos gostam e deixam de gostar tão rápido quanto um raio corta o céu.

Hora amam, no outro instante odeiam. São condicionais. Se fizer tudo que querem receberá aplausos. A menor discordância provocará uma avalanche de insatisfação.

Não é assim com o Senhor. Confiar em Deus, é com certeza melhor do que confiar nos homens.

Conclusão

Neste estudo bíblico sobre confiar em Deus, vimos a importância de desenvolver um relacionamento com Deus com base na confiança.

É muito importante aprender a confiar no Senhor. Vimos que é preciso dedicação, comprometimento. Sobretudo, confie em Deus porque Ele é completamente digno de confiança.

O que você acha? Gostaria de acrescentar algo? Deixe seu comentário.

Não esqueça! Compartilhe com o maior número de pessoas possível e INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.