Estudo Bíblico Sobre Jeová Rapha: O SENHOR Que Nos Cura

Não é incomum ver um cristão chamando o Deus e Pai de Jesus Cristo, de Jeová Rapha. Da mesma forma, não é incomum ver muitos entre nós sem saber porquê o Senhor é assim chamado ou de onde veio essa expressão. 

Pois bem, neste estudo bíblico minha intenção é estudar com você um pouco sobre este Nome/Título maravilhoso do Deus dos céus.

Sendo assim, fique confortável e se precisar de cura, você está prestes a ter sua fé fortalecida.

Significado do Nome Jeová Rapha

Jeová Rapha Significado
Foto Reprodução: Logos Bible Software em Português

O Senhor nosso Deus possui vários nomes ou títulos, como Elohim, por exemplo. Eles estão diretamente ligados ao Seu caráter ou aos seus atributos. No caso do nome Jeová Rapha, está ligado ao desejo de Deus em curar, sarar seu povo e suas enfermidades.

No episódio ocorrido em Mara, o Senhor Deus prometeu aos israelitas que se eles dessem ouvidos aos seus mandamentos e guardassem a aliança com o seu Deus, eles constantemente experimentariam a cura (Êxodo 15:26).

A expressão “o Senhor que os cura” no hebraico é Yehovah rapha. A palavra rapha significa: curar, ser curado, reparar, médico, ser purificado, cuidar, purificar.

Ou seja, a cura e a restauração são características inerentes ao nosso Deus. É algo que está no “ser de Deus”. Para Ele curar é tão natural quanto o “copo d’água” que bebemos.

Versículos Bíblicos Sobre Jeová Rapha

Há inúmeros versículos bíblicos em que a palavra rapha aparece, mas em pelo menos 25 referências, Deus aparece como o agente da cura.

Você pode conferir nas seguintes referências: Gn 20.17, Dt 32.39, 2Rs 2.21, 2Rs 20.8, Is 19.22, Is 30.26, Is 57.18, Is 57.19, Jr 3.22, Jr 17.14, Jr 30.17, Jr 33.6, Os 6.1, Os 7.1, Os 11.3, Os 14.5, Sl 6.3, Sl 30.3, Sl 41.5, Sl 60.4, Sl 103.3, Sl 107.20, Sl 147.3, 2Cr 7.14, 2 Cr 30.20.

Jeová Rapha é o Deus Que Cura

Um dos significados da palavra rapha é médico, como vimos. Isto torna tudo muito mais pessoal. Você já foi ao médico?

Depois que Carol engravidou, nós passamos a ir ao médico constantemente. Uma vez por mês, a Dr. Katarina Gadelha acompanhou de maneira dedicada a nossa gestação.

Quando Carol ficou enjoada, inchada e quando mal conseguia andar, a nossa médica tinha sempre um bom conselho. Desde e então, ela passou a praticamente fazer parte da nossa família.

Mas o momento mais marcante, foi quando ela tirou Nicolas de dentro de Carol e o entregou em meus braços. Ali a Dr. Katarina entrou de vez para a nossa história.

Mas não parou por aí.

Depois que Nicolas nasceu, continuamos indo para ver como está a saúde de Carol e como está o restabelecimento do seu organismo após o parto.

Com isso vemos a importância de Deus ser o nosso médico. Se seres humanos falhos podem ser tão dedicados e criar tanto vínculo, imagine o Senhor Deus que nos criou.

Jeová Rapha não quer nos curar de longe, Ele quer estar por perto. Vinte e quatro horas por dia sete dias por semana. Ele quer estar junto para conhecer nossas dores e nos ajudar a lidar com elas (Salmos 103:3-5).

Conclusão

Vimos nos milagres de Jesus que o Senhor nosso Deus é poderoso para nos curar física, emocional e espiritualmente. Muitas pessoas se perguntam se Deus continua curando ou operando milagres na área da saúde do ser humano e milhões de pessoas, inclusive eu, podem atestar que sim (Ver Estudo Bíblico Sobre a Cura Divina).

O Deus de Israel é também conhecido como Jeová Rapha, porque parte de sua bondade se revela na restauração que Ele promove em nossas vidas, em nossas famílias, em nações, cidades, governos, etc.

Portanto, se precisa de ajuda nessa área e não sente confiança, mude sua atitude. Confie no Senhor, Ele continua o mesmo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia sou evangélica preciso de um novo estímulo este ano de2018 perdi três pessoas dois irmãos ontem interrei minha princesinha de11 meses minha neta única e pedi um milagre nunca acontece

  2. Irmão que bom, este texto de hoje, pois estou passando momentos difíceis com enfermidades na família. Perdi meu irmão a uma semana e tenho outra irmã na UTI, pra nós está dificil de aceitar que duas pessoas podem partir tão próximas uma da outra. Mas, resta pra nós as promessas da palavra de Deus,
    Senhor Jesus! Jeová Rapha

  3. Estudo muito bom. É importante conhecermos os atributos de Deus, pois assim, nossa fé é mais edificada nEle. Que Deus em Cristo o abençoe.

    Aproveitando, peço oração por mim. Preciso ser curada de hérnias de disco. São muitas dores diariamente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here