O reino de Deus é proclamado no início do ministério de Jesus Cristo. Embora fosse continuamente aguardado pelos judeus, a expectativa deles não era correta. Eles esperavam que o reino de Deus se manifestasse na Terra, de forma visível. Mas não!

O Senhor Jesus revelou o reino de Deus de uma maneira diferente. Neste estudo bíblico você vai ver como a Bíblia o apresenta e como se dá o seu desenvolvimento em nossos dias. Lendo até o final você colherá bons frutos!

O Que é o Reino de Deus na Bíblia? 

Mais uma vez ele perguntou: “A que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada”. (Lucas 13:20,21)

O Reino de Deus está em constante expansão, ele cresce sobre a Terra de forma quase imperceptível. A visão bíblica de reino é um pouco diferente da visão terrena. Para a língua portuguesa o significado de Reino é:

1. país, estado governado por um rei ou rainha; monarquia.

abs. o reino de Portugal (em relação ao Brasil colonial e a outras ex-colônias) inicial maiúsc.

2. o conjunto dos súditos de uma monarquia (Pesquisa Google).

Para a bíblia, no entanto, Reino de Deus não possui a mesma conotação. Embora Jesus seja o Rei , esse reino não possui domínio total nesta Terra. Observe o que ele disse:

“O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”. (João 18:36)

O Senhor Jesus disse isto, a respeito do seu sofrimento no Getsêmani e na crucificação.

O Reino de Deus Está Dentro de Nós 

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”. (Lucas 17:20,21)

O Reino dos céus está dentro de cada um de nós, revelado pelo Espírito Santo, que é o selo da justificação. (…) nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. (2 Coríntios 1:22)

Ou seja, para ser um cidadão deste Reino é necessário nascer de novo e receber a graça de Deus, por meio da fé. Para entrar no Reino dos céus é necessário ser como criança.

Isto significa, que devemos ter um coração purificado pelo sacrifício de Jesus na cruz, não é mérito humano. É exclusivamente a manifestação da graça de Deus.

Jesus traçou o perfil do cidadão do Reino dos céus no Sermão da montanha (Ver Estudo Sobre as Bem-aventuranças). Ele destaca que o nosso interior e as nossas atitudes são elementos fundamentais na manifestação do domínio de Deus em nossas vidas.

Reino de Deus na Terra 

Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus. (Mateus 12:28)

Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo. (Lucas 21.31)

O Senhor Jesus embora sendo Deus, veio em carne e nos revelou de forma perfeita, quem Deus é. Ele começou o seu ministério dizendo:

“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! ” (Marcos 1:15)

Ou seja, Cristo inaugurou o Reino de Deus na Terra. Como rei e senhor do reino, ele mesmo veio anunciar a redenção. Portanto, o Reino dos céus entre nós se manifesta com a vinda de Jesus e a manifestação do poder de Deus por intermédio dele.

Uma outra evidência da manifestação desse reino, são os contínuos desajustes da humanidade e da natureza. Guerras, epidemias, doenças, ganância, distúrbios na sexualidade. São elementos que asseguram, cada vez mais a manifestação definitiva do reino. 

O Reino de Deus Não é Comida

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo… (Romanos 14:17)

O apóstolo Paulo descreve de forma fantástica, quais são as características do Reino de Deus: justiça, paz, e alegria.

Enquanto os imperadores e autoridades romanas eram reverenciados com banquetes diversos e fabulosos, ostentando poder e riqueza, o Reino dos céus se revela muito mais relevante.

Assim como os seus cidadãos, o reino possui características de caráter que o tornam um lugar dos sonhos. Elas são desenvolvidas dentro de cada um pelos dons do Espírito Santo.

A justiça descrita por Paulo é, além de retidão e pureza de caráter, a manifestação da justiça graciosa de Deus para com os cidadãos do reino. Ou seja, os cidadãos do Reino de Deus embora sejam pessoas justas, são antes de tudo justificados pela graça do Rei.

A paz que há no Reino dos céus é fruto do senhorio de Cristo e da regeneração dos cidadãos do reino. Há paz no íntimo dos remidos, logo há paz no reino. Os cidadãos deste Reino não são movidos pela ganância, poder nem ansiedade. Pois entendem o ensino de Jesus:

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. (Mateus 6:31,32)

A alegria é igualmente produzida em cada cidadão do reino, como resultado da atuação do Espírito Santo que governa o Reino dos céus.

Não é uma alegria circunstancial. Ela é fruto do relacionamento dos súditos com o rei Jesus. Essa alegria é permanente, quero dizer: mesmo em meio as mais duras lutas, a alegria permanece sendo manifestada na esperança:

Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. (Atos 5:41)

O Que Significa Reino de Deus Para os Cristãos?

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. (João 14.1-3)

Para nós cristãos, o Reino de Deus significa: Lar. É a nossa casa. Aqui somos peregrinos e forasteiros (I Pedro 2.11), somos errantes como os hebreus no deserto em direção a Canaã. O Reino dos céus para os cristãos é esperança. Não como Papai Noel, branca de neve ou Harry Potter. É algo real!

Como está escrito: Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. (1 Coríntios 6:14).

Para os cristãos é uma realidade futura e uma realidade presente. Visto que “aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”. (Tito 2:13).

Conclusão

O Reino dos céus é a manifestação do poder de Deus, revelado por Jesus. É um reino que se manifesta de forma gradativa a humanidade. Está em constante crescimento.

Ao manifestá-lo, o Senhor Jesus, desejou que ele se manifestasse aqui na Terra assim como no céu (Mateus 6.10). Ou seja, o desejo do Senhor é que sejamos completamente restaurados e que vivamos de forma justa e limpa diante de Deus.

Éum lugar onde há justiça, paz e alegria de forma constante, abundante. Isso porque é algo que flui do rei para os cidadãos do reino. Essa comunicação é feita pelo Espírito Santo, que a todos ministra.

Por fim, o que você acha? Gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Diga o que você pensa sobre o assunto. Não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus amigos e parentes.

Deus abençoe!

12 COMENTÁRIOS

  1. GOSTEI MEU IRMÃO, QUE DEUS CONTINUEM LHE ABENÇOANDO COM TODO SUA FAMÍLIA, MINISTÉRIO.
    SOU PASTOR DA NOVA IGREJA BATISTA NA CIDADE DO CAREIRO CASTANHO NA BR 319
    FICA À 115KM DE MANAUS – AM

  2. Prezado irmão Diego! o estudo foi muito enriquecedor e esclarecedor! Muitas vezes os cristãos entram na igreja e não sabem quem são, e o que esta fazendo nela! as vezes levados pelo Reino do Mundo são atraídos por promessas que aqui mesmo se acabaram! O estudo nos mostra que Jesus veio para inaugurar um novo tempo de relacionamento com o homem! um tempo de paz., amor e santidade! E o seu reino é constituido disso, quando nos tornamos realmente discipulos! Deus continue abencoando ricamente a sua vida e de sua familia! e que este ministério cresca e continue a dar frutos! otimo conteudo! A paz do Senhor

  3. Boa noite! Maravilhosa reflexão da mensagem do reino do nosso amado Jesus.
    Muito obrigada por compartilhar conosco.
    Desejo que a Palavra de Deus continue sendo uma inspiração em seu Ministério.

  4. A Paz do Senhor meu nobre! Fui convidado a ministrar em uma certa denominação cujo tema é Mt. 6:10 e ao pesquisar a respeito fo Reino de Deus me deparei com esse belíssimo estudo bíblico e vom seu consentimento usarei algumas partes para complementar minha mensagem. Que Deus abençoe e continue a usa-lo poderosamente. Shalom

  5. O Reino de Deus é a nossa esperança para o amanhã como já citado
    Conforme a explicação do Diego , há uma promessa e nela devemos crer joão 3,16
    Que Deus abençoe grandemente a nossas vidas e que possamos crer e por em pratica a nossa fé Tiago 2,26 . para Poder ter sentido a nossa existência cristã e posamos tomar posse da nossa terra prometida .1 Coríntios 16,19 . que sejamos Abençoados e gratos pela graça de Deus em nossas vidas !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here