Jesus e a Bíblia logo
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Menu
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI

Início » Estudos Bíblicos » Entendendo o Reino de Deus – 5 Características

Entendendo o Reino de Deus – 5 Características

diegonascimento316 Por diegonascimento316
Em Estudos Bíblicos
40
FacebookTwitterWhatsappTelegram

O reino de Deus é proclamado no início do ministério de Jesus Cristo e embora fosse continuamente aguardado pelos judeus, a expectativa deles não era correta. Eles esperavam que este Reino se manifestasse na Terra, de forma visível. Mas estavam enganados! O Senhor Jesus revelou o reino de Deus de uma maneira diferente. 

Neste estudo, você vai ver como a Bíblia o apresenta e como se dá o seu desenvolvimento em nossos dias. Lendo até o final, você colherá bons frutos!

O Que é o Reino de Deus na Bíblia? 

O domínio apresentado por Jesus está em constante expansão. Ele cresce sobre a Terra de forma quase imperceptível (Lucas 13:20,21). A visão bíblica de reino, no entanto, é um pouco diferente da visão terrena. Para a língua portuguesa o significado é:

  1. país, estado governado por um rei ou rainha; monarquia.

abs. o reino de Portugal (em relação ao Brasil colonial e a outras ex-colônias) ☞ inicial maiúsc.

  1. o conjunto dos súditos de uma monarquia (Pesquisa Google).

Para a Bíblia, no entanto, o Reino de Deus não possui a mesma conotação. Embora Jesus seja o Rei , esse reino não possui domínio total nesta Terra, ainda (João 18:36).

O Reino Está Dentro de Nós 

O Reino dos céus está dentro de cada um de nós e é revelado pelo Espírito Santo, que é o selo da justificação (Lucas 17:20,21). Ou seja, para ser um cidadão deste Reino é necessário nascer de novo e receber a graça de Deus, por meio da fé. Para entrar no Reino dos céus é necessário ser como criança.

Para isso, devemos ter um coração purificado pelo sacrifício de Jesus na cruz, não é mérito humano. É exclusivamente a manifestação da graça de Deus.

Jesus traçou o perfil do cidadão do Reino dos céus no Sermão da montanha (Ver Estudo Sobre as Bem-aventuranças). Ele destaca que o nosso interior e as nossas atitudes são elementos fundamentais na manifestação do domínio de Deus em nossas vidas.

O Reino de Deus na Terra 

O Senhor Jesus embora sendo Deus, veio em carne e nos revelou de forma perfeita, quem Deus é. Ele começou o seu ministério dizendo que o tempo determinado, havia chegado. E por isso, exortava a todos ao arrependimento (Marcos 1:15). Ou seja, Cristo inaugurou o Reino de Deus na Terra.

Como rei e senhor do reino, ele mesmo veio anunciar a redenção. Portanto, o Reino dos céus entre nós se manifesta com a vinda de Jesus e a manifestação do poder de Deus por intermédio dele.

Uma outra evidência da manifestação desse reino, são os contínuos desajustes da humanidade e da natureza. Guerras, epidemias, doenças, ganância, distúrbios na sexualidade. São elementos que asseguram, cada vez mais a manifestação definitiva do reino (Lucas 21.31). 

O Reino Não é Comida

O apóstolo Paulo descreve de forma fantástica, quais são as características do Reino de Deus: justiça, paz, e alegria (Romanos 14:17).

Enquanto os imperadores e autoridades romanas eram reverenciados com banquetes diversos e fabulosos, ostentando poder e riqueza, o Reino dos céus se revela muito mais relevante.

Assim como os seus cidadãos, o reino possui características de caráter que o tornam um lugar melhor do que nos nossos sonhos. Elas são desenvolvidas dentro de cada um dos santos pelos dons do Espírito Santo.

A justiça descrita por Paulo é, além de retidão e pureza de caráter, a manifestação da justiça graciosa de Deus para com os herdeiros do reino. Ou seja, os cidadãos do Reino de Deus embora sejam pessoas justas, são antes de tudo justificados pela graça do Rei.

A paz que há no Reino dos céus é fruto do senhorio de Cristo e da regeneração dos cidadãos do reino. Há paz no íntimo dos remidos, logo há paz no reino. Seus cidadãos não são movidos pela ganância, poder nem ansiedade.

A alegria é igualmente produzida em cada cidadão deste domínio, como resultado da atuação do Espírito Santo que governa o Reino dos céus.

Não é uma alegria circunstancial. Ela é fruto do relacionamento dos súditos com o rei Jesus. Essa alegria é permanente, quero dizer, mesmo em meio as mais duras lutas, a alegria permanece sendo manifestada na esperança (Atos 5:41).

O Que Significa Reino de Deus Para os Cristãos?

Para nós cristãos, o Reino de Deus significa ‘Lar’. É a nossa casa. Na Terra somos peregrinos e forasteiros (I Pedro 2.11), somos errantes como os hebreus no deserto em direção a Canaã. O Reino dos céus para os cristãos é esperança. Não como Papai Noel, branca de neve ou Harry Potter. É algo real! (Ver João 14.1-3)

Para os cristãos é uma realidade futura e uma realidade presente (Tito 2:13).

Conclusão

O Reino dos céus é a manifestação do poder de Deus, revelado por Jesus. É um reino que se manifesta de forma gradativa a humanidade. Está em constante crescimento.

Ao revelá-lo, o Senhor Jesus, desejou que ele se manifestasse aqui na Terra assim como no céu (Mateus 6.10). Ou seja, o desejo do Senhor é que sejamos completamente restaurados e que vivamos de forma justa e limpa diante de Deus.

É um lugar onde há justiça, paz e alegria de forma constante, abundante. Isso porque é algo que flui do rei para os cidadãos do reino. Essa comunicação é feita pelo Espírito Santo, que a todos ministra.

Por fim, o que você acha? Gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Diga o que você pensa sobre o assunto. Não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus amigos e parentes.

Deus abençoe!

O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI
Anterior

Dons Espirituais e Ministeriais – ANÁLISE

Próximo

O Espírito Santo de Deus Em 11 VERDADES

diegonascimento316

diegonascimento316

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Estudos Relacionados

Ilumine sua mente com a palavra de Deus

Ilumine Sua Mente Com a Palavra de Deus

Todos Os Dias Há Uma Segunda Chance

Todos Os Dias Há Uma Segunda Chance

O que fazer quando estamos cansados?

O Que Fazer Quando Estamos Cansados? 

Por que o cristão tem que persevera?

Por que o Cristão Tem Que Perseverar?

Quem foi a mulher de Caim

Quem foi a mulher de Caim?

Deus aprovou a “mentira” das parteiras hebreias

A mentira das parteiras hebreias foi aprovada por Deus?

Comentários 40

  1. Janielle Martins Santos Moreira says:
    1 ano atrás

    O Reino de Deus ainda é desconhecido para muitos cristãos. Muitos só são salvos, mas não fazem parte do Reino.
    O reino significa governo, quem faz parte do reino é um general nessa terra. É LIVRE de crenças e padrões ensinados dentro de muitas igrejas. Quem é do reino entende que nós somos filhos, e podemos comer o melhor dessa terra.Quem é do reino leva a mensagem em todo lugar, e prepara mais pessoas para acessarem o reino.
    Parabéns pelo estudo, precisamos falar cada dia mais sobre Jesus e o seu Reino. E LIVRAR mais almas de irem pro inferno.

    Responder
  2. Rogério dos Santos Ramos says:
    3 anos atrás

    Paz do Senhor, para mim foi muito edificante, pois abriu o meu entendimento sobre o Reino de Deus, creio que muitos frutos serão colhidos pela profundidade, contudo as simples palavras nos toca interiormente fazendo-nos desejosos de pertencer a este Reino.
    Deus abençoe aos envolvidos.

    Responder
  3. Leni Corrêa says:
    3 anos atrás

    Gostei muito! Estudo enriquecedor!! Deus abençoe!!

    Responder
  4. Manoel Risonaldo Gomes da Silva says:
    3 anos atrás

    A PAZ DO SENHOR JESUS,
    GOSTEI DO COMENTÁRIO E PENSO TAMBÉM DE QUE QUANDO JESUS ALI NO DESERTO
    QUANDO DISSE PRA O INIMIGO QUE ” NEM SÓ DE PÃO VIVERIA O HOMEM ” ELE JÁ
    PRENUNCIOU ALI O REINO, DIGO ISSO PORQUE QUE QUEM VIVE DE TODA PALAVRA
    DE DEUS É SÓ O HOMEM QUE FAZ PARTE DESSE REINO OU SEJA O HOMEM REGENE –
    RADO. OU EU TÔ ERRADO?

    Responder
  5. Miguel Ferreira Almirante Filho. says:
    3 anos atrás

    Deserto! Revelação quê implodiu de forma que a anos não o avia sentido pôr ter negligênciado o primeiro amor.
    Me senti andando junto aos pelegrinos vendo as cidades dos dias de Moisés e Josué.
    Que vontade de ir lá dentro das tais cidades verde, cheias de pessoas em suas casas iluminadas vezes comemorando e desfrutando de tudo que quisesse fazer com essa natureza humana decaída.
    Que encanto… E eu vendo o mover de DEUS porém aqui no meio do deserto.
    A rasão e a emoção se gladiavam como a carne e o espírito. E eusinho na qualidade de alma aqui sendo espremido para fora da realidade do que é certo ou errado; a uma dimensão que não conhecia e nem tia visto antes, entre o famoso céu e inferno tentador.
    Cidades pagã com todo tipo de conforto, orgias e atrocidades de acordo às condições financeiras ou o deserto com uma só muda de roupa, pedaço de pão e futuro que só se consegue ver se for pela fé…

    -Nossa! Mesmo tantos mil anos depois o ciclo se repete a todos os mortais deste planeta…
    Mas Josué da uma dica: escolhe porém o SENHOR da vida que mesmo em meio ao deserto não nos deixara confundido.
    E DEUS JESUS alerta! Se cuidem: porque o espírito está pronto mais a carne é fraca.

    Responder
  6. Damião Tenório da Silva says:
    3 anos atrás

    A paz do Senhor Jesus Cristo para todos, que privilégio o nosso bom Deus nos deu irmãos sermos participantes desse reino glorioso, os planos De Deus são fiéis para com nosco e só ele é digno de todo honra ,louvo e adoração, que bom aprender mais um pouco soube o reino de Deus, que o Espírito Santo continue abençoando a todos os seus súditos ,e um dia posamos entra na cidade pelas portas amém .

    Responder
  7. joão loth says:
    3 anos atrás

    ótimo comentário, nunca de atenção aos críticos. a bíblia diz que nada é puro para os impuros.

    Responder
  8. Sérgio Viana says:
    4 anos atrás

    Ok
    Um simples estudo
    Não deixa de ser edificante
    Mas se um leigo ler todo este conteúdo, nada conseguirá entender.
    Faltou conteúdo mais objetivo, Talvez com uma linguagem mais simples e objetiva. Pr. Sergio

    Responder
    • Anônimo says:
      4 anos atrás

      Sou leiga e está tudo muito claro! Excelente estudo

      Responder
    • Anônimo says:
      7 meses atrás

      QUE DEUS ABENÇOE EV QUE SEJA LOUVADO RICOS ENSIMNAMENTOS ESTOU BASTANTE REGOZIGIADA.

      Responder
  9. Cristina says:
    4 anos atrás

    Excelente estudo pastor. De fácil entendimento. Obrigada por compartilhar!
    Gostaria de saber se tem algum estudo sobre a representatividade da Presença de Deus no AT (no Eden, arca da aliança, tabernáculo/templo), ou seja, até a chegada do Emanuel (Deus conosco) e o Espírito Santo em nós. Graça e Paz!

    Responder
  10. Darlei says:
    4 anos atrás

    Muito boa explicação.
    Deus abençoe.

    Responder
  11. pereira says:
    4 anos atrás

    achei maravilhoso,estes estudos vao ser uma bençao no nosso grupo de celula,descobrindo a alegria que podemos ter no reino de DEUS. Dumon pib ji-parana

    Responder
  12. Thais says:
    4 anos atrás

    Ótimo!

    Responder
  13. Maria das Graças says:
    4 anos atrás

    Pastor, Deus abençoe a sua vida ricamente, foi bem esclarecedor, gostei muito, fazemos parte de um ministério, mas nem sempre uma dúvida consegue ser esclarecida alí, muitas coisas precisam ser ensinadas, por isso acho muito de Deus essa unidade cristã, entendi que através disso também e manifestado o reino de Deus, somos UM. Obrigada pastor Deus te abençoe!

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      4 anos atrás

      O prazer é todo meu Maria!
      Deus continue lhe abençoando.

      Responder
  14. Ricardo says:
    4 anos atrás

    Sou grato pelo conhecimento que adquiri através desse estudo, que o SENHOR continue te inspirando.

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      4 anos atrás

      Obrigado Ricardo!

      Responder
  15. Adriana Nascimento says:
    4 anos atrás

    A paz do SENHOR esteja entre nós,em Espirito Santo e em Verdade, em nome de Jesus Amém! Estou fazendo um Estudo Bíblico pessoal e encontrei este tesouro, que Deus continue te usando tremendamente irmão em Cristo Jesus!

    Muito obrigada!

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      4 anos atrás

      O prazer é todo meu Adriana!

      Deus abençoe!

      Responder
  16. Rodrigo Colombo says:
    4 anos atrás

    Diego, bom dia na Paz de Cristo!

    Tenho uma dúvida: No que tange à manifestação do Reino de Deus aqui na terra, aonde entra as curas e os milagres?

    Desde já, sou muito grato!

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      4 anos atrás

      Paz do Senhor Rodrigo. Bom dia!

      Como manifestação da bondade de Deus e como sinal para o pecador.

      Responder
      • Rodrigo Colombo says:
        4 anos atrás

        Sendo assim, seria correto eu afirmar que Deus tem total interesse (“interesse” esse que é comumente expresso como sendo “é da vontade de Deus”) em nos curar das nossas enfermidades, tanto físicas quanto espirituais?

        Responder
        • Diego Nascimento says:
          4 anos atrás

          Sim, na minha opinião.

          Para mim, fica ainda mais claro quando o leproso vem até Jesus e diz – Senhor, se quiseres podes purificar-me – e o Senhor responde – Quero! Sê limpo!.

          Escrevi um estudo sobre o milagres de Jesus, você pode consultar se desejar: https://www.jesuseabiblia.com/jesus/milagres-de-jesus-de-cristo/

          Responder
  17. [email protected] says:
    4 anos atrás

    Gostei de mas

    Responder
  18. Davi luis says:
    4 anos atrás

    Muito bom esboço, podemos então relacionar à vontade de Deus com o reino de Deus! Quando o próprio Jesus disse ” o reino de Deus é chegado”, ele quis dizer que a Cultura dos céus é manifesto na terra , através do espirito santo que está dentro de nós!

    Responder
  19. Helena says:
    4 anos atrás

    excelente Explicação,faço parte do evangelho a 25 anos,e nunca tinha ouvido falar sobre “o Reino de Deus” dessa maneira tão esclarecedora. Acredito que estive engessada na Religiosidade , e ultimamente tenho aprendido mais sobre esse Jesus lindo de forma mais Leve. Obrigada Que Deus continue lhe abençoando.

    Responder
  20. Luciano Lacerda says:
    4 anos atrás

    Gostei muito. Vai me ajuda, a esclarecer a nossa classe de discipulado. obrigado e que Deus continue ti abençoando.

    Responder
  21. ERASMO CARLOS says:
    5 anos atrás

    GOSTEI MEU IRMÃO, QUE DEUS CONTINUEM LHE ABENÇOANDO COM TODO SUA FAMÍLIA, MINISTÉRIO.
    SOU PASTOR DA NOVA IGREJA BATISTA NA CIDADE DO CAREIRO CASTANHO NA BR 319
    FICA À 115KM DE MANAUS – AM

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      5 anos atrás

      Obrigado Pastor!

      Responder
  22. MIchela says:
    5 anos atrás

    Prezado irmão Diego! o estudo foi muito enriquecedor e esclarecedor! Muitas vezes os cristãos entram na igreja e não sabem quem são, e o que esta fazendo nela! as vezes levados pelo Reino do Mundo são atraídos por promessas que aqui mesmo se acabaram! O estudo nos mostra que Jesus veio para inaugurar um novo tempo de relacionamento com o homem! um tempo de paz., amor e santidade! E o seu reino é constituido disso, quando nos tornamos realmente discipulos! Deus continue abencoando ricamente a sua vida e de sua familia! e que este ministério cresca e continue a dar frutos! otimo conteudo! A paz do Senhor

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      5 anos atrás

      Obrigado Michela!

      Deus a abençoe!

      Responder
  23. Laudicéa Aguiar Silva Gama says:
    5 anos atrás

    Boa noite! Maravilhosa reflexão da mensagem do reino do nosso amado Jesus.
    Muito obrigada por compartilhar conosco.
    Desejo que a Palavra de Deus continue sendo uma inspiração em seu Ministério.

    Responder
  24. Pr. Rodrigo Fernandes says:
    5 anos atrás

    A Paz do Senhor meu nobre! Fui convidado a ministrar em uma certa denominação cujo tema é Mt. 6:10 e ao pesquisar a respeito fo Reino de Deus me deparei com esse belíssimo estudo bíblico e vom seu consentimento usarei algumas partes para complementar minha mensagem. Que Deus abençoe e continue a usa-lo poderosamente. Shalom

    Responder
  25. José Martins says:
    5 anos atrás

    Muito bom, mas senti falta de Mt 11,12-13. Ao meu ver aí está o seu início, não?

    Responder
    • Diego Nascimento says:
      5 anos atrás

      Não foi essa a direção que o Espírito me deu.

      Responder
  26. Alissãn says:
    5 anos atrás

    O Reino de Deus é a nossa esperança para o amanhã como já citado
    Conforme a explicação do Diego , há uma promessa e nela devemos crer joão 3,16
    Que Deus abençoe grandemente a nossas vidas e que possamos crer e por em pratica a nossa fé Tiago 2,26 . para Poder ter sentido a nossa existência cristã e posamos tomar posse da nossa terra prometida .1 Coríntios 16,19 . que sejamos Abençoados e gratos pela graça de Deus em nossas vidas !

    Responder
  27. mariza almeida says:
    5 anos atrás

    uma bençãoooooo muito edifcanteeeee

    Responder
  28. Sebastião says:
    5 anos atrás

    Belíssima reflexão, Deus continue abençoando sua vida e família.

    Responder
    • Anônimo says:
      3 anos atrás

      A paz do Senhor pastor,só um esclarecimento,um erro da perspectiva do povo judeu com relação ao Reino de Deus,nao foi de uma perspectiva terrena,pois isso é o plano original,ssó erraram-no tempo do estabelecimento,que só ocorrerá nos últimos dias.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!