A palavra intercessão é enteuxis no grego e significa: encontro, ato de reunir-se, visitar, conversar, petição, súplica. Sua aplicação a fé e ao relacionamento com Deus nos mostra um encontro onde petições e súplicas serão feitas a favor de outro.

É um tema extremamente importante do cristianismo, principalmente em nossos dias. Portanto, quero lhe apresentar 5 motivos pelos quais devemos ser intercessores ativos no meio em que estamos.

1. A Intercessão do Espírito Santo

Em Romanos 8:26,27 o apóstolo Paulo nos mostra que não sabemos orar, e nos consola ao declarar que o próprio Espírito Santo intercede, isto é, faz petição e súplicas a nosso respeito diante de Deus.

Fantástico é pensar como Ele faz isso de maneira genuína e eficaz por cada um dos filhos de Deus espalhados por todo o mundo. Vemos nisso a grandeza de Deus que se revela através de Seu Espírito.

Outra verdade maravilhosa desta passagem, é o fato de a Escritura nos mostrar que Ele, o Espírito Santo, intercede por cada um de nós de acordo com a vontade de Deus. Ou seja, as petições, e os gemidos intercessórios do Espírito, além de ser profundos são exatamente o que Deus espera que seja apresentado em uma intercessão.

Sendo assim, eu e você podemos viver de maneira confiante, pois o que não somos capazes de saber, pedir ou apresentar a Deus com relação ao Seu propósito para nossa vida, o Espírito Santo o faz.

2. A Igreja Deve Interceder Por Todos os Homens

Vivemos em um mundo mau, egoísta, competitivamente destrutivo e ganancioso, dentre tantas coisas. O ambiente que nos cerca é de muita reclamação e murmuração, onde as pessoas estão mais dispostas a apresentar erros do que soluções.

O trecho da Palavra de Deus que está em 1 Timóteo 2:1, é uma contraproposta a cultura dominada pelo pecado, e nos apresenta a Igreja como sendo responsável por apresentar intercessão a Deus em favor de todos os homens.

Como servos de Cristo e noiva do Cordeiro, eu e você devemos nos lembrar de interceder por todas as pessoas, em todo o mundo, quer sejam boas ou más.

Sempre que assisto ao noticiário ou leio algum site de notícias, penso nisso, e intercedo por algumas das causas noticiadas.

Por exemplo, na tensão existente entre Donald Trump e Kim Jon-un, dediquei bastante tempo a orar ao Senhor, pedindo que Ele intervisse e não permitisse o começo de uma guerra.

Ao ler notícias, ou ficar sabendo de questões drásticas da humanidade, como a fome, violência contra a mulher e os refugiados, precisamos orar, para que Deus tenha misericórdia e intervenha com amor.

3. Intercessão Pelas Autoridades

Ao contrário do que temos visto no Brasil, onde a maioria dos brasileiros amaldiçoa suas autoridades constituídas, as Escrituras nos estimulam a interceder por nossos líderes e autoridades de nosso país, em todos os níveis (Veja 1 Timóteo 2:2).

Devemos nos lembrar que existe um grande poder na intercessão e podemos mudar o rumo da nação, através delas.

Durante a minha vida cristã o Diante do Trono marcou e muito. Assisti a várias de suas ministrações, e não foram poucas as vezes que o Pastor Márcio, Ana Paula, Elizete e companhia, levantaram clamor, jejum e oração por nossa nação.

Nesse sentido, lembro especialmente da gravação “Nos Braços do Pai”, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foram muitas palavras proféticas, declarando cura, libertação, “limpeza dos corruptos”, enfim.

Como um dos resultados, vemos o início da operação que desbaratou o maior e mais organizado esquema de corrupção do mundo, a “Lava-Jato”.

Podemos confiar que a intercessão do povo de Deus é poderosa e produz muitos frutos.

4. Devemos Interceder Pelos Ministros do Evangelho 

Em Efésios 6:18,19 o apóstolo Paulo pede que a Igreja esteja em intercessão e súplica por todos os santos, e também por ele, para que especialmente Deus estivesse colocando as palavras inspiradas por Seu Espírito em seus lábios, de forma que o Evangelho fosse poderosamente anunciado.

Muitas “besteiras” tem sido ditas em nossos púlpitos, mas percebesse que as Igrejas que tem uma vida de oração dedicada, possuem um ensino igualmente poderoso.

Se você e eu desejamos que o Evangelho seja eficaz e poderosamente anunciado em nossa nação, devemos interceder por nossos ministros e ministras, pedindo que o Senhor abençoe seus servos com um coração devoto e uma intenção santificada.

5. Jesus é o Intercessor dos Santos

O maior de todos os intercessores que Deus o Pai nos deu é, sem dúvida alguma, o Senhor Jesus. Ele intercedeu por toda a humanidade e levou sobre si os nossos pecados, conforme está escrito em Isaías 53:12.

Sem a intercessão de Cristo, nenhum de nós seria capaz de desenvolver relacionamento com Deus, pois nossos pecados fazem separação.

No momento em que Jesus foi colocado como mediador da nova aliança, os que o recebem como Senhor e Salvador, passam a ter acesso irrestrito a presença de Deus e podem entrar de maneira confiante no Santo dos Santos.

Glória a Deus!

Conclusão

A intercessão deve ser uma prática constante em nossas vidas, por toda a humanidade, por todas as autoridades e pelos santos. Além disso, devemos ter em mente que a intercessão do Espírito é indispensável, pois não sabemos orar, mas ele nos ajuda nessa tarefa.

Por fim, nada se compara a intercessão do Senhor Jesus. Ele é o maior intercessor da humanidade, pois é o único capaz de fazer a mediação entre nós e Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here