Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre a Palavra de Deus: Palavra de Deus Para Hoje

A Palavra de Deus possui um valor inestimável. Como disse o sábio, “cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia”. (Provérbios 30:5)

Sendo assim é fundamental conhecer a Palavra de Deus e saber aplicá-la ao nosso dia-a-dia.

Com isso, neste estudo bíblico sobre a Palavra de Deus veremos:

  • Palavra de Deus Para Hoje
  • Palavra de Deus Para Jovens
  • Palavra de Deus Para Conforto
  • Palavra de Deus Para Refletir
  • Preciso de Uma Palavra de Deus e Agora?

Palavra de Deus Para Hoje

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. (Lucas 21:33)

A Palavra de Deus é responsável pelo funcionamento de todas as coisas. Isso não significa que necessariamente tudo o que acontece é porque Deus quer, mas com certeza tudo passa pelo seu conhecimento.

Para desenvolver uma boa intimidade com Deus é necessário que conheçamos a Sua Palavra. Ela é o “manual” que nos dirige na revelação de Deus.

Um dos pontos constantemente questionados é com relação a sua utilidade e eficiência. Muitos questionam traduções, o tempo, a língua original e mais uma série de coisas.

Pois bem, reconheço que devemos ter um mínimo de conhecimento “técnico” sobre a formação da Bíblia, mas o mais importante sobretudo é a fé.

A Palavra de Deus é infalível. Elas não passarão, como disse o Senhor Jesus Cristo. E sua utilidade é inquestionável em todo tempo:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16,17)

Portanto, se você deseja ter uma vida plena e feliz é muito importante que você faça da Palavra de Deus a coluna da sua vida.

Seja ela seu conselheiro, guia, mentor e fonte de conhecimento de Deus. Com certeza você terá uma vida muito feliz e plena aqui na Terra.

Palavra de Deus Para Jovens

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Salmos 119:9)

A juventude mundial é constantemente influenciada pela cultura do sexo, das drogas e da libertinagem, ou seja, da vida sem-limites, sem regras, onde “sou dono de mim mesmo” e faço o que “der na telha”.

Porém, este estilo de vida tem muitas consequências nocivas. Uma boa parte destes jovens estão morrendo precocemente ou desenvolvendo doenças psicológicas como depressão.

Um estudo realizado nos EUA revelou que entre os adolescentes de 12 aos 17 a doença aumentou de 8,7% em 2005 para 11,3% em 2014.

Mas de que maneira os jovens podem ser felizes, desfrutar a vida e ainda assim viver de maneira saudável e para a glória de Deus?

O salmista oferece a resposta: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Salmos 119:9)

A ilusão de muitos jovens é acreditar que a vida dirigida pela Palavra de Deus é uma chatice. Mas esse é um grande engano.

Viver de acordo com a Palavra de Deus nos conduz a viver o melhor desta Terra. O problema é que muitos ministros não deixam isso claro em seu ensino.

Falam de regras, do certo e do errado, mas não mencionam o quão divertido e agradável é servir ao Senhor.

Observe o que o apóstolo João escreve para os jovens:

(…) Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. (1 João 2:13,14)

Os jovens são fortes. São capazes de guardar a Palavra de Deus. Os jovens são capazes de vencer o Maligno e o sistema de pecado que domina o mundo.

Sendo assim, apóstolo Paulo dá o seguinte conselho ao jovem Timóteo:

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1 Timóteo 4:12)

Os jovens são capazes de influenciar para o bem. Fazer a diferença. Conduzir pessoas a Jesus Cristo e inspirar confiança. Ser referência do que é correto, de acordo com a Palavra de Deus.

Palavra de Deus Para Conforto

Lembro-me, Senhor, das tuas ordenanças do passado e nelas acho consolo. (Salmos 119:52)

A vida aqui na Terra é bastante dolorida em muitos momentos. Não é incomum que muitas vezes feridas sejam abertas em nossas almas de maneira profunda (Ver Estudo Bíblico Sobre Cura da Alma).

Contudo, não é preciso seguir sozinho. Não é necessário continuar a caminhada ferido, machucado. A Palavra de Deus tem conforto em abundância para aqueles que se refugiarem nela.

 O salmista fala de como isso era real para ele. Lembrar da Palavra de Deus, meditar nela lhe trazia consolo. Esperança.

Quando pensava na Palavra de Deus ele vislumbrava um futuro melhor. Positivo. Onde as coisas dariam certo e as feridas seriam saradas.

Palavra de Deus Para Refletir 

Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas. (Salmos 119:148)

Muitas pessoas perdem o sono ou ficam acordadas por diversos motivos. Na maioria das vezes a insônia é causada por problemas preocupação e estresse.

Embora este seja o motivo principal, você pode escolher no que pensar. E você pode escolher por pensar na Palavra de Deus.

O salmista relata sua experiência. Ele ficava acordado, por diversas vezes para meditar nas promessas de Deus.

Pensar nas promessas de Deus ministradas na Palavra de Deus, é com certeza um remédio para a alma e uma motivação para a vida diária.

Portanto, quando perder o sono e o desespero bater à sua porta ao invés de focar no problema e na dor, coloque toda sua atenção nas promessas de Deus.

A Palavra de Deus vai lhe revigorar. Sua fé será fortalecida e sua alma consolada. Portanto, não desista!

Preciso de Uma Palavra de Deus e Agora?

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

Não é incomum que todos nós desejemos ouvir a Deus. O problema é que somos seres humanos e Deus é espírito.

A comunicação entre nós, a raça humana se dá através dos nossos sentidos. Com Deus não, funciona de maneira diferente.

A única maneira segura de ouvir a voz de Deus nos nossos dias é através da Bíblia Sagrada. Ela é considerada a Palavra de Deus.

Muitas pessoas buscam outros meios, como: profetas, cartomantes, espiritas, umbanda, e mais uma outra série de religiões transcendentais.

Vamos fazer uma análise do texto de Hebreus 4.12:

  1. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz: o termo grego para “viva” é zao e significa: viver, respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto).

Ou seja a Palavra de Deus está entre nós. Conhece as nossas necessidades e está em constante movimento. Ela está em atividade.

Portanto, se você precisa ouvir a Deus, abra sua Bíblia e comece a lê-la. Leia até que você sinta paz, conforto e encontre as repostas que precisa.

Um dos grandes males da nossa geração é querer tudo para pronta-entrega. Não quer investir tempo em mais nada.

Não quer parar para conhecer a Palavra de Deus. Basta pesquisar e ouvir a pregação perfeita. Mas não é assim que funciona.

Observe o que diz o salmista: Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. (Salmos 119:97). O amor do salmista pela Palavra, o levava a investir tempo meditando no que ela diz.

Conclusão

A Palavra de Deus é viva e eficaz. Não é um amuleto, uma crendice, ou um monte de regras apenas. Por meio da sua palavra o Senhor Deus criou todas as coisas.

Portanto qualquer que seja a nossa necessidade ela pode ser suprida através da Palavra de Deus.

Sendo assim, é fundamental que você desenvolva um bom relacionamento com ela, que você a conheça e faça dela a coluna que sustenta sua vida.

Sobre o que estudamos neste estudo bíblico eu gostaria de conhecer sua opinião. Deixe seu comentário, sua visão ou opinião sobre o assunto.

Além disso, compartilhe com o maior número possível de pessoas e não esqueça de INSCREVER-SE NO NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.