Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Estudo Bíblico Sobre a Palavra de Deus: Palavra de Deus Para Hoje

A Palavra de Deus possui um valor inestimável. Como disse o sábio, “cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia”. (Provérbios 30:5). Sendo assim é fundamental conhecê-la e saber aplicá-la ao nosso dia-a-dia.

Neste estudo bíblico você verá a importância da Palavra de Deus para hoje, nos mais diversos campos e para os mais diversos estágios da nossa vida. Sendo assim, leia até o final e confira!

Palavra de Deus Para Hoje

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. (Lucas 21:33)

A Palavra de Deus é responsável pelo funcionamento de todas as coisas. Isso não significa que necessariamente tudo o que acontece é porque Deus quer, mas com certeza tudo passa pelo seu conhecimento.

Para desenvolver uma boa intimidade com Deus é necessário que conheçamos a Sua Palavra. Ela é o “manual” que nos dirige no caminho de revelação do Eterno.

Um dos pontos constantemente questionados, é com relação a sua utilidade e eficiência. Muitos questionam traduções, o tempo, a língua original e mais uma série de coisas.

Pois bem, reconheço que devemos ter um mínimo de conhecimento “técnico” sobre a formação da Bíblia, mas o mais importante sobretudo é a fé.

As Palavras de Deus são infalíveis. Elas não passarão, como disse o Senhor Jesus Cristo. E sua utilidade é inquestionável em todo tempo:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16,17)

Portanto, se você deseja ter uma vida plena e feliz é muito importante que você faça dela a coluna da sua vida. Que a Palavra de Deus seja seu conselheiro, guia, mentor e fonte de conhecimento. Com certeza você terá uma vida muito feliz e plena aqui na Terra.

Palavra de Deus Para Jovens

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Salmos 119:9)

A juventude mundial é constantemente influenciada pela cultura do sexo, das drogas e da libertinagem, ou seja, da vida sem-limites, sem regras, onde “sou dono de mim mesmo” e faço o que “der na telha”.

Porém, este estilo de vida tem muitas consequências nocivas. Uma boa parte destes jovens estão morrendo precocemente ou desenvolvendo doenças psicológicas como depressão.

Um estudo realizado nos EUA revelou que entre os adolescentes de 12 aos 17 a doença aumentou de 8,7% em 2005 para 11,3% em 2014.

Mas de que maneira os jovens podem ser felizes, desfrutar a vida e ainda assim viver de maneira saudável e para a glória de Deus?

O salmista oferece a resposta: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Salmos 119:9)

A ilusão de muitos jovens é acreditar que a vida dirigida pela Palavra de Deus é uma chatice. Mas esse é um grande engano. Viver de acordo com a Bíblia Sagrada nos conduz a viver o melhor desta Terra. O problema é que muitos ministros não deixam isso claro em seu ensino.

Falam de regras, do certo e do errado, mas não mencionam o quão divertido e agradável é servir ao Senhor. Observe o que o apóstolo João escreve para os jovens:

(…) Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno. Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. (1 João 2:13,14)

Os jovens são fortes. São capazes de guardar a Palavra de Deus. Os jovens são capazes de vencer o Maligno e o sistema de pecado que domina o mundo. Sendo assim, apóstolo Paulo dá o seguinte conselho ao jovem Timóteo:

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1 Timóteo 4:12)

Os jovens são capazes de influenciar para o bem. Fazer a diferença. Conduzir pessoas a Jesus Cristo e inspirar confiança. Ser referência do que é correto, de acordo com a Palavra de Deus.

Palavra de Deus Para Conforto

Lembro-me, Senhor, das tuas ordenanças do passado e nelas acho consolo. (Salmos 119:52)

A vida aqui na Terra é bastante dolorida em muitos momentos. Não é incomum que muitas vezes feridas sejam abertas em nossas almas de maneira profunda.

Contudo, não é preciso seguir sozinho. Não é necessário continuar a caminhada ferido, machucado. A Palavra de Deus tem conforto em abundância para aqueles que se refugiarem nela.

O salmista fala de como isso era real para ele. Lembrar dela, meditar em suas verdades, lhe trazia consolo. Esperança. Ela lhe possibilitava vislumbrar um futuro melhor. Positivo. Onde as coisas dariam certo e as feridas seriam saradas.

Palavra de Deus Para Refletir 

Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas. (Salmos 119:148)

Muitas pessoas perdem o sono ou ficam acordadas por diversos motivos. Na maioria das vezes a insônia é causada por problemas preocupação e estresse.

Embora este seja o motivo principal, você pode escolher no que pensar. E você pode escolher por pensar na Palavra de Deus. O salmista relata sua experiência. Ele ficava acordado, por diversas vezes para meditar nas  promessas de Deus.

Pensar nas promessas ministradas na Bíblia Sagrada é com certeza um remédio para a alma e uma motivação para a vida diária.

Portanto, quando perder o sono e o desespero bater à sua porta ao invés de focar no problema e na dor, coloque toda sua atenção naquilo que o Senhor  já prometeu nas Escrituras.

A Palavra de Deus vai lhe revigorar. Sua fé será fortalecida e sua alma consolada. Portanto, não desista!

Preciso de Uma Palavra de Deus e Agora?

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

Não é incomum que todos nós desejemos ouvir a Deus. O problema é que somos seres humanos e Deus é espíritoA comunicação entre nós – isto é, a raça humana – se dá através dos nossos sentidos. Com Deus não, funciona de maneira diferente.

A única maneira segura de ouvir a voz de Deus nos nossos dias é através da Bíblia Sagrada, ela é considerada a Palavra de Deus. Muitas pessoas buscam outros meios, como: profetas, cartomantes, espiritas, umbanda, e mais uma outra série de religiões transcendentais.

Vamos fazer uma análise do texto de Hebreus 4.12:

  1. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz: o termo grego para “viva” é zao e significa: viver, respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto).

Ou seja a Palavra de Deus está entre nós. Conhece as nossas necessidades e está em constante movimento. Ela está em atividade.

Portanto, se você precisa ouvir a Deus, abra sua Bíblia e comece a lê-la. Leia até que você sinta paz, conforto e encontre as repostas que precisa.

Um dos grandes males da nossa geração é querer tudo para pronta-entrega. Não quer investir tempo em mais nada. Não quer parar para conhecer as Escrituras Sagradas. Basta pesquisar e ouvir a pregação perfeita.

Mas não é assim que funciona!

Observe o que diz o salmista: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro”. (Salmos 119:97). O amor do salmista pela Palavra, o levava a investir tempo meditando no que ela diz.

Conclusão

A Palavra de Deus é viva e eficaz. Não é um amuleto, uma crendice, ou um monte de regras, apenas. Por meio da sua palavra o Senhor Deus criou todas as coisas. Portanto qualquer que seja a nossa necessidade ela pode ser suprida através dela.

Sendo assim, é fundamental que você desenvolva um bom relacionamento com a Bíblia, que você a conheça e faça dela a coluna que sustenta sua vida.

Sobre o que estudamos neste estudo bíblico eu gostaria de conhecer sua opinião. Deixe seu comentário, sua visão ou opinião sobre o assunto. Além disso, compartilhe com o maior número possível de pessoas e faça diferença na vida delas.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 Comentários

  1. joao da silva bonfim disse:

    sou lider de celula em minha igreja mas gosto de ler estas menssagems acho muito inportanteno crescimento espiritual

  2. João Paulo dos santos de Jesus disse:

    Preciso falar com o senhor! Tem como entrar em contato comigo?

  3. Carlos Manaça disse:

    Amei o estudo, que continues a nos abençoar com grandes ensinos

  4. Walter Costa disse:

    Prezado irmão Diego.
    boa tarde

    Sou um fanático pelo estudo bíblico. Gostaria se possível que compartilhasse comigo seus estudos, pois os considero uma fonte de riqueza; Agradeço. Walter Costa. Segue meu e-mal
    [email protected]

  5. Silveira disse:

    Eu achei muito bom este estudo

  6. Márcia disse:

    Muito bom gostei e quero aprender mais e mais a palavra de Deus

  7. Rosemere disse:

    Nossa Eu adorei todas essas palavras pouco tempo que me escrevi e já apredi muitas coisas o meu Desejo de todo meu coração e apreder e entender as palavras de Deus e estou gostado muito de fazer parte desse canal para que eu possa saber mais e mais de Deus você Diego Nascimento estar de parabéns e que Deus te abençoe mais e mais só Deus sabe como eu preciso das suas palavras para que eu aprendo mais de Deus

  8. Maria José R.Lobato disse:

    Muito bom esse estudo sobre a importância da intimidade com a Palavra de Deus.
    Vejo que a bíblia é tão poderosa,(apesar do pouco tempo que comecei a ler), que quando começamos a desenvolver o hábito de leitura e reflexão diariamente, ela passa a fazer parte da nossa vida. Vamos nos transformando, sempre atento ao que está em nossos corações. E com humildade pedimos a Deus para mudar aquilo que já temos consciência que ainda está atrelado a nossa pequenez humana e desejamos, com toda sinceridade elevar a nossa mente (pensamentos, palavras e atitudes) a um nível mais elevado e sadio.
    Glória a Deus.

  9. ELIZETE LÚCIA MARTINS PEREIRA disse:

    IRMÃO DIEGO A PAZ DO SENHOR!
    BOA TARDE!
    AMO APRENDER SOBRE A PALAVRA DE DEUS.
    ESSE ESTUDO FOI MUITO RICO E DE MUITO APRENDIZADO PARA MIM.
    LOUVO AO SENHOR POR LEVANTAR ESTAR LEVANTANDO,PESSOAS TÃO CHEIAS DO ESPÍRITO DO SENHOR E COM+++ TEMOR DO SENHOR PARA PASSAR O ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS COM TANTA MAESTRIA ESABEDORIA.
    O ENTENDIMENTO DO ESTUDO DAS PALAVRAS EM HEBRAICO FANTÁSTICO.
    TENHO DIFICULDADE DO ENTENDIMENTO DO HEBRAICO.
    MAIS NESSES ESTUDOS SEUS ESTOU COMPREENDENDO MAIS.
    OBRIGADA,PELA SUA DISPOSIÇÃO EM PASSAR ESSES ESTUDOS COM TANTA REVERÊNCIA E AMOR AO NOSSO DEUS.
    UM FORTE ABRAÇO!
    PODE MANDAR MAIS ESTUDOS DA PALAVRA AMO.
    QUE O SENHOR TE ABENÇOE MAIS E MAIS.E CONTINUE ALARGANDO SUAS FRONTEIRAS.
    QUE TUDO QUE FIZER EM PROL DO EVANGELHO CRESÇA,CRESÇA EM NOME D3 JESUS!???????????????????PARA O SENHOR O GRANDE INSPIRADOR DESSE TÃO LINDO PROJETO!
    ????????PARA VOCE QUE DISSE SIM A ESSE GRANDE ,MARAVILHOSO E FRUTIFERO PROJETO!
    A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO GRANDE EU SOU!

  10. cayque disse:

    apaz do Senhor seja com o irmão e sua família
    eu gostei muito desse site e verdadeiramente ensina a palavra de Deus
    eu louvo a Deus pela vida do irmão e sua família
    e muito bom aprender mais da palavra conhecer a Deus um pouco mais
    meu nome é cayque e eu sou diacono da igreja paz e vida. boa noite!!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});