Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre o Poder da Oração: 6 Pontos Importantes

O poder da oração deve se manifestar constantemente em nossas vidas. O hábito da oração nos leva a descobrir os grandes tesouros de Deus, escondidos na intimidade.

Muitas pessoas acham que o poder da oração é um privilégio vivido por poucos, como se fosse algo exclusivo. Pensar assim é um grande engano.

O Senhor Jesus Cristo abriu o caminho da oração para todos aqueles que amam a Deus e creem na sua morte e ressurreição.

Sendo um tema de importância vital para os cristãos, neste estudo bíblico sobre o poder da oração, veremos:

  • O Poder da Oração: Orar é a Solução;
  • O Poder da Oração em Nossas Vidas;
  • O Poder da Oração na Igreja: A Concordância;
  • O Poder da Oração no Casamento;
  • O Poder da Oração e do Jejum;
  • O Poder da Oração: Versículo Marcante.

O Poder da Oração: Orar é a Solução

E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. (Mateus 21:22)

O desenvolvimento da humanidade deu ao ser humano um maior alcance de suas habilidades. Revoluções na tecnologia e comunicação nos fazem estar em qualquer parte do mundo com apenas alguns cliques.

Nós tornamos mais produtivos, geramos mais renda, consumimos mais, há uma infinidade cada vez maior de entretenimento, enfim, podemos dizer que temos “tudo o que queríamos”.

Será?

Quando ligamos a TV e ouvimos as notícias recentes, fica claro que não. A humanidade não está feliz como gostaria.

Guerras. Fome. Discórdias. Incredulidade. Estamos cada vez mais perdidos. A grande pergunta é: o que fazer?

A resposta é simples: Orar!

O processo também é simples. Mas nem sempre o simples nos atraí. Porque nos tornamos fúteis, então se algo não é aparentemente belo e popular, não queremos. É por pensar assim que não desfrutamos do infinito poder da oração.

Observe as palavras de Jesus Cristo:

“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. (Mateus 21:22)

O poder da oração é imensurável. Eficaz. E simples. Mas é preciso orar. Para orar, é preciso desacelerar a vida. Abrir mão do controle.

O poder da oração se manifesta na vida de quem é servo e filho, ao mesmo tempo. É necessário submissão e confiança. Amor.

Tudo o que nós precisamos está ao alcance da oração. Mas em nossos dias, há muito “show cristão”, pregação de autoajuda e pouca oração.

Portanto, se você deseja ver mudanças profundas em sua vida, na sua família, casamento, enfim, se deseja ver tudo ao seu redor mudar: Ore!

O poder da oração é ilimitado. Ele é capaz de ir até onde sua fé alcança.

O Poder da Oração em Nossas Vidas

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16)

Por meio do sangue de Jesus na Cruz, nós somos justificados. A nossa salvação está em receber a Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Dessa forma. Somos herdeiros da justiça de Deus, como está escrito:

“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”. (Gálatas 4:7)

Ou seja, há poder em nossos momentos de oração. “A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

O poder da oração de um justificado pelo sangue de Jesus Cristo, é capaz de resolver qualquer crise, suportar qualquer obstáculo e vencer qualquer tipo de dor.

Ao longo dos séculos na Igreja, muitos homens e mulheres de Deus, tem desfrutado e testemunhado os grandes feitos de Deus.

Contudo, não é possível desfrutar de tudo isso, se não houver oração. À medida que o tempo passa, os cristãos estão perdendo esta sensibilidade, por causa da escassez de tempo com Deus.

Somos muitos, mas produzimos muito pouco, em virtude de não conhecermos a linguagem do céu, nem o poder da oração.

Não é incomum, ver crentes simples, cheios do Espírito Santo e “grandes e influentes” personalidades cristãs, vazias.

Chamar a atenção dos homens não é o mesmo que atrair a atenção de Deus. O Senhor não vê como o homem, ele sonda o nosso coração e está atento as nossas orações.

Sendo assim, se você é justificado pelo sangue de Jesus Cristo, ore. Sua oração é poderosa e eficaz.

O Poder da Oração na Igreja: A Concordância

“Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

“Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. (Mateus 18:18-20)

Um outro cenário em que o poder da oração se manifesta é na concordância da Igreja (Ver Estudo Bíblico Sobre Comunhão Entre os Irmãos). Quando o povo de Deus se une em oração, coisas extraordinárias realmente acontecem.

O Senhor Jesus Cristo prometeu que quando nos reuníssemos – dois ou três, disse ele – e concordássemos acerca de algo em oração, aqui na Terra, seria ligado no céu.

Imagine, se como Igreja nós orássemos mais pelo fim do tráfico de drogas em nosso país, pelo fim da violência, corrupção, exploração trabalhista, imagine!

Se ao invés de discutirmos teologia, sobre qual o melhor argumento de salvação ou qual a melhor denominação, nós orássemos pelas graves questões sociais que afligem o nosso povo.

Eu imagino que teríamos um país melhor. Mais justo. Pacificado. De um povo mais feliz e próspero.

Se a igreja de uma nação não é capaz de influenciar sua realidade, precisamos questionar a eficácia destes cristãos.

O Poder da Oração no Casamento

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. (1 Coríntios 7:5)

Deus ama a família. Temos certeza disso por diversos motivos, é algo que fica evidente no princípio da criação (Ver Estudo Bíblico Sobre o Casamento). O Senhor Deus, após criar Adão, percebeu:

“Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (Gênesis 2:18)

A partir dessa motivação o Senhor criou Eva (a mulher) para ajudar Adão (o homem). Essa era uma relação santa e próspera, até que eles deram ouvidos ao Diabo e pecaram contra Deus.

Quando o casal pára de ouvir a voz de Deus através da oração, eles ficam vulneráveis as outras vozes. O pai, a mãe, os irmãos, cunhados, enfim, vozes externas começam a dirigir o lar, que deve ser dirigido pela voz de Deus.

Porém, o apóstolo Paulo recomenda que o casal deve se dedicar à oração. O poder da oração no casamento faz com que a família seja alicerçada sobre a rocha, que é Jesus Cristo.

Quando a família ora, todos estão debaixo da bênção de Deus. A tentação encontra resistência. O Diabo é vencido. Os planos e artimanhas do maligno são frustrados, tudo isso pelo poder da oração.

Portanto, se você deseja ter uma família saudável, edificada e estruturada, ore. Reúna todas as pessoas da sua casa para orar.

O Poder da Oração e do Jejum

Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”. (Marcos 9:29)

O jejum é “abstinência ou privação física, moral ou intelectual” (Fonte: Pesquisa Google). Ou seja, quando jejuamos estamos abrindo mão, nos privando, esvaziando.

De acordo com o Senhor Jesus Cristo, há questões na vida que só podem ser vencidas pela oração e o jejum, juntos.

Na Bíblia há diversos exemplos disso: Moisés, Elias, Ana mãe de Samuel, Daniel, Neemias, Jesus Cristo. Todos eles, jejuavam regularmente com o objetivo de vencer os árduos desafios da vida.

Sendo assim, entendemos que o poder da oração e do jejum é fundamental em grandes momentos de nossas vidas.

Com isso, ao invés de perder o controle, do desespero, agonia, ou qualquer outro sentimento destruidor que queira afligir sua alma, dê lugar ao jejum e a oração.

Esvazie-se de si mesmo. Encha-se de Deus. Passe o tempo que for necessário em jejum e o poder da oração se manifestará em sua vida, de uma maneira abundante.

O Poder da Oração: Versículo Marcante

Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado. (Salmos 107:28-30)

O poder da oração é capaz de mudar qualquer situação como já vimos. Não importa o quão difícil estão as coisas, Deus é poderoso para responder nossa oração e escrever uma nova história.

Este trecho de Salmos 107. 28 – 30, é marcante em minha vida. Por diversas vezes, em minha adolescência e até hoje, eu medito sobre ele.

Ele resume um pouco da trajetória de Israel no deserto. O povo passou por diversas e severas aflições, e quando eles achavam que o fim havia chegado, clamavam ao Senhor e ele os livrava de suas tribulações.

De todas elas!

Não há impossibilidades em nossas vidas, que o Senhor Deus não seja capaz de resolver. Ele nos ama (Ver Estudo Bíblico Sobre o Amor de Deus). Tem cuidado de nós e prazer em ouvir nossas orações.

Quando nós clamamos pedindo socorro, Ele é a nossa ajuda. Ele fortalece as nossas mãos e firma os nossos pés para a batalha.

Conclusão

O poder da oração é infinito. Não há como determinar até onde ele é capaz de ir. Quanto mais íntimo de Deus e mais sensível à sua voz nos tornamos, mas compreensível se torna a linguagem do céu.

O desenvolvimento da prática da oração é algo que está completamente ao nosso alcance. Não há dificuldades, mistérios ou complicações. Só depende de nós.

Portanto, eu encorajo você a orar diariamente sobre os mais diversos motivos, desejos, projetos, sonhos, enfim, sobre tudo aquilo que é importante para você (Ver Estudo Bíblico Sobre a Oração do Dia).

Por fim, eu gostaria de conhecer sua opinião sobre o assunto. Deixe seu comentário, compartilhe seu pensamento com o mundo.

Além disso, compartilhe este estudo bíblico com o maior número possível de pessoas e não esqueça de INSCREVER-SE NO NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.