A ansiedade é um mal que que atinge milhões de pessoas ao redor de mundo e pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde. Não é possível ter qualidade de vida quando a ânsia é como um vulcão em erupção, nas nossas emoções.

Sendo assim, nesse estudo bíblico vou lhe mostrar:

  • Os Sintomas da Ansiedade;
  • O que Bíblia fala sobre ela?;
  • Com controlá-la?;
  • Como Vencê-la?

Sintomas da Ansiedade

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. (Provérbios 12:25)

As causas da ansiedade são diversas. No entanto, situações estressantes tendem a torná-la mais evidente, como: primeiro dia de trabalho, problemas financeiros, problemas conjugais, desemprego, carência afetiva, etc.

A ansiedade possui dois tipos de sintomas: os físicos e os psicológicos. A tabela a seguir foi retirada do tuasaude.com – sintomas de ansiedade – e mostra quais são cada um deles.

Sintomas da Ansiedade

Essa tabela nos mostra que a ansiedade é algo que precisa da nossa atenção e cuidado, pois ela pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde, de uma forma geral.

Ansiedade na Bíblia 

Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? (Lucas 12:22-25)

Em seus ensinamentos, o Senhor Jesus sempre procurou deixar claro que não há a necessidade de vivermos consumidos pela ansiedade. O motivo?

Ele nos mostra que se Deus Pai cuida das aves, das flores, e da natureza de uma forma geral, Ele jamais deixará de cuidar dos seres humanos que são a parte mais valiosa da criação.

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. (Salmos 94:19)

O apóstolo Paulo reforça essa afirmação ao dizer: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32).

Não temos um Deus indiferente as nossas necessidades, pelo contrário, ele está “casado” conosco. É seu prazer cuidar de nós.

Como Controlar a Ansiedade?

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

O Senhor Jesus nos ensina que para controlar a ansiedade precisamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Isso significa prioridades. Ou seja, para controlar a ansiedade é preciso tirar o foco das necessidades e colocá-los na providência divina.

Observe o exemplo do povo de Israel no deserto. O Senhor Deus sustentou o seu povo em um lugar de morte durante os 40 anos que viveram naquele ambiente árido e infrutífero. Não faltou comida, nem água. Nem tampouco eles foram consumidos pelo calor e pela chuva (Neemias 9.21).

A promessa do Senhor permanece de pé. Davi confiava nisso. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará…. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo”. (Salmos 23.1,4)

Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós. (Salmos 123:2)

Não se deixe levar pela demanda sufocante do mundo. Mantenha os olhos no Reino de Deus e no Deus do Reino. A sua alma será inundada pela tranquilidade e pela paz.

Como Vencer a Ansiedade? 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)

No corre-corre diário muitos cristãos estão cedendo a tentação e se tornam pessoas ansiosas. Mas não é esse o tipo de vida que o Senhor quer para nós. Para vencer a ansiedade precisamos de uma vida de oração fervorosa. Esse é o conselho bíblico. Orar.

Uma vida de oração é uma vida de intimidade com Deus. Alguém que é íntimo de Deus sabe o que fazer com a ansiedade: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. (1 Pedro 5:7).

Através da oração, da súplica (pedido insistente e humilde, frequentemente desesperado) e das ações de graças (gratidão) podemos nos esvaziar diante do Senhor, então Ele tira o fardo das nossas costas e coloca sobre as dele.

Ele pega o nosso fardo pesado e nos dá, de volta, um que é leve (Mateus 11.30). Moldado por ele. Carregado de paz, confiança e milagres.

Conclusão

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. (Provérbios 13:12)

Não seja uma pessoa ansiosa. Desenvolva uma vida de oração e de relacionamento profundo com Deus. Os frutos desse relacionamento serão a paz, confiança, segurança.

As suas noites de sono serão tranquilas e seus dias cheios de energia e motivação. Você não precisa viver a vida de maneira solitária. O Senhor quer te ajudar.

O que achou? Qual a sua opinião? Deixe seu comentário e nos diga como você enxerga esse assunto. E não esqueça de compartilhar esse estudo bíblico com seus amigos e familiares.

Deus abençoe!

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

11 COMENTÁRIOS

  1. bom dia!
    sou uma pessoa muito ansiosa meu coração já teve vários disparamentos eu faz fiz vários exames cardiológicos já gastei muito com isso , e agora estou tomando remédios para controlar essa ansiedade , sou evangélica , mas as vezes chego a pensar que minha fé nao e suficiente para deus ,mas enfim ao ler essa msg estou me sentindo melhor hoje por exemplo mesmo com remédios estou ansiosa , mas sei que deus esta no controle de tudo e esta me guiando da melhor forma possível,
    att,

  2. Deus e sempre a melhor escolha.. Médico dos médicos. So ele irá nos curar e fazer termos uma vida saudável e fé na presença dele.. Deus e bom o tempo todo,sua misericórdia nos cerca todos os dias..

  3. Muito útil!!!
    venho passado por algumas crises ultimamente, e até havia procurado ajuda médica…
    Mas quando se busca ajuda em Deus, a resposta é bem mais reconfortante!
    Ajudou a me lembrar que, somos eternamente dependente de Deus!

  4. Direcionamento Necessário Para Quem Não Sabe Por Onde nem Como Começar a Se Dedicar a Essa Aliança com Deus. Muito Obrigado Pelo Direcionamento….Darei Continuidade às Leituras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here