Ansiedade Como Vencê-la - Jesus e a Bíblia

A ansiedade é um mal que que atinge milhões de pessoas ao redor de mundo e pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde. Não é possível ter qualidade de vida quando a ânsia é como um vulcão em erupção, nas nossas emoções.

Sendo assim, nesse estudo bíblico vou lhe mostrar:

  • Os Sintomas da Ansiedade;
  • O que Bíblia fala sobre ela?;
  • Com controlá-la?;
  • Como Vencê-la?

Sintomas da Ansiedade

As causas da ansiedade são diversas (Provérbios 12:25). No entanto, situações estressantes tendem a torná-la mais evidente, como: primeiro dia de trabalho, problemas financeiros, problemas conjugais, desemprego, carência afetiva, etc.

A ansiedade possui dois tipos de sintomas: os físicos e os psicológicos. A tabela a seguir foi retirada do tuasaude.com – sintomas de ansiedade – e mostra quais são cada um deles.

Sintomas da Ansiedade

Essa tabela nos mostra que a ansiedade é algo que precisa da nossa atenção e cuidado, pois ela pode desencadear uma série de problemas em nossa saúde, de uma forma geral.

Ansiedade na Bíblia 

Em seu ensino, o Senhor Jesus sempre procurou deixar claro que não há a necessidade de vivermos consumidos pela ansiedade (Lucas 12:22-25). O motivo?

Ele nos mostra que se Deus Pai cuida das aves, das flores, e da natureza de uma forma geral, Ele jamais deixará de cuidar dos seres humanos que são a parte mais valiosa da criação.

O apóstolo Paulo reforça essa afirmação, ao declara que se Deus não poupou Seu Filho, para nos abençoar, como não cuidará de nossas necessidades terrena?(Romanos 8:32).

Não temos um Deus indiferente as nossas necessidades, pelo contrário, ele está “casado” conosco. É seu prazer cuidar de nós.

Como Controlar a Ânsia?

O Senhor Jesus nos ensina que para controlar a ansiedade precisamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6:33). Isso significa prioridades. Ou seja, para a inquietação é preciso tirar o foco das necessidades e colocá-los na providência divina.

Observe o exemplo do povo de Israel no deserto. O Senhor Deus sustentou o seu povo em um lugar de morte. Durante os 40 anos que viveram naquele ambiente árido e infrutífero, não faltou comida, nem água. Nem tampouco eles foram consumidos pelo calor e pela chuva (Neemias 9.21).

A promessa do Senhor permanece de pé. Davi confiava nisso. Ele acreditava que por mais severa que fosse a crise, o Senhor estaria ao seu lado. (Salmos 23.1,4)

Não se deixe levar pela demanda sufocante do mundo. Mantenha os olhos no Reino de Deus e no Deus do Reino. A sua alma será inundada pela tranquilidade e pela paz.

Como Vencer a Ansiedade? 

No corre-corre diário muitos cristãos estão cedendo a tentação e se tornam pessoas ansiosas. Mas não é esse o tipo de vida que o Senhor quer para nós. Para vencer a ansiedade precisamos de uma vida de oração fervorosa. Esse é o conselho bíblico. Orar (Filipenses 4:6,7).

Uma vida de oração é uma vida de intimidade com Deus. Alguém que é íntimo de Deus sabe o que fazer com a ansiedade: Lançá-la sobre o Senhor (1 Pedro 5:7).

Através da oração, da súplica (pedido insistente e humilde, frequentemente desesperado) e das ações de graças (gratidão) podemos nos esvaziar diante do Senhor, então Ele tira o fardo das nossas costas e coloca sobre as dele.

Ele pega o nosso fardo pesado e nos dá, de volta, um que é leve (Mateus 11.30). Moldado por ele. Carregado de paz, confiança e milagres.

Conclusão

Não seja uma pessoa ansiosa. Desenvolva uma vida de oração e de relacionamento profundo com Deus. Os frutos desse relacionamento serão a paz, confiança, segurança (Provérbios 13:12).

As suas noites de sono serão tranquilas e seus dias cheios de energia e motivação. Você não precisa viver a vida de maneira solitária. O Senhor quer te ajudar.

O que achou? Qual a sua opinião? Deixe seu comentário e nos diga como você enxerga esse assunto. E não esqueça de compartilhar esse estudo bíblico com seus amigos e familiares.

Deus abençoe!

17 COMENTÁRIOS

  1. boa noite pastor… que palavra abencoada, muita das vezes e dificil, mas ouvir Deus abrir nossa mente é maravilhoso, e saber que as vzs não estamos sensíveis ao que Deus tem preparado para aqueles que o amam.. gloria a Deus por esta palavra….??

  2. Muito boa a reflexão. Fui buscar na bíblia uma acusação que fora feita a mim: Disseram-me que eu era “amargurada”. A princípio não tinha uma justificativa pautada em JESUS, calei-me. Depois inclinei-me para a Bíblia e para o estudo bíblico. Não sou “amargurada”, era ansiosa e esta quando, em alta, não me deixa raciocinar. A leitura foi válida deixei de priorizar os paradigmas errados a cerca da mente humana.

  3. bom dia!
    sou uma pessoa muito ansiosa meu coração já teve vários disparamentos eu faz fiz vários exames cardiológicos já gastei muito com isso , e agora estou tomando remédios para controlar essa ansiedade , sou evangélica , mas as vezes chego a pensar que minha fé nao e suficiente para deus ,mas enfim ao ler essa msg estou me sentindo melhor hoje por exemplo mesmo com remédios estou ansiosa , mas sei que deus esta no controle de tudo e esta me guiando da melhor forma possível,
    att,

  4. Deus e sempre a melhor escolha.. Médico dos médicos. So ele irá nos curar e fazer termos uma vida saudável e fé na presença dele.. Deus e bom o tempo todo,sua misericórdia nos cerca todos os dias..

  5. Muito útil!!!
    venho passado por algumas crises ultimamente, e até havia procurado ajuda médica…
    Mas quando se busca ajuda em Deus, a resposta é bem mais reconfortante!
    Ajudou a me lembrar que, somos eternamente dependente de Deus!

  6. Direcionamento Necessário Para Quem Não Sabe Por Onde nem Como Começar a Se Dedicar a Essa Aliança com Deus. Muito Obrigado Pelo Direcionamento….Darei Continuidade às Leituras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here