O livro de Ester é uma descrição perfeita da Soberania de Deus na história. Nos dois primeiros capítulos vemos que Ele cria uma situação para fazer com que a judia Ester se torne rainha do maior império da época.
Ao mesmo tempo, vemos o surgimento de uma grande ameaça a vida dos judeus, liderada pelo malvado Hamã, que era um príncipe que ocupava cargo de confiança diante do rei Assuero. Por influência dele, o rei assinou um decreto que ordenava o extermínio de todos os judeus do império em um único dia.
Diante de tamanha ameaça, Mardoqueu avisa a Ester e pede que ela faça algo em favor do povo, algo que a princípio ela hesita, mas diante das palavras proféticas de seu pai de criação, Ester ora a Deus e se apresenta diante do rei, mesmo sem ser convidada.
Alcançando o favor de Assuero, Ester pede autorização para promover um banquete, onde estarão o rei, ela e Hamã. Na ocasião, Assuero fica sabendo do plano de Hamã, e que ele custaria a vida da própria Ester e fica indignado.
Hamã acaba sendo enforcado na forca que preparou para Mardoqueu, e este assume seu lugar e posição de autoridade diante do rei.
A glória de Deus é quase palpável por todo o livro. Particularmente, minha fé é extremamente fortalecida pela leitura dele, pois eu sei que tudo quanto coopera para o bem dos santos, está sendo permitido neste momento.
Capítulos de Ester:
Capítulo 1: O Banquete de Xerxes
Capítulo 2: Hadassa é Coroada Rainha
Capítulo 3: Plano Para Matar os Judeus
Capítulo 4: A Responsabilidade da Rainha
Capítulo 5: O Rei Concede Favor a Rainha
Capítulo 6: Hamã Honra Mardoqueu
Capítulo 7: O Pedido da Rainha
Capítulo 8: Felicidade, Alegria, Júbilo e Honra
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.