Neemias - Bíblia de Estudo Online

O livro de Neemias é o último da categoria dos históricos do Antigo Testamento, que narra o retorno dos exilados judeus que voltaram do cativeiro na Babilônia. Neemias registra os três retornos a Jerusalém, enquanto Esdras narra os acontecimentos dos dois primeiros retornos ocorridos entre 538 a.C e 457 a. C.

O foco do livro de Esdras é a reconstrução do Templo, enquanto Neemias dá atenção a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Contudo, em ambos os livros é possível perceber a importância do renovo espiritual e a consagração a Deus e à sua Palavra.

Estes dois homens de Deus foram contemporâneos. Neemias servia como copeiro do rei Artaxerxes, na corte real e enquanto desenvolvia seu excelente trabalho, soube que seu povo estava vivendo miseravelmente em Judá.

Após um período em jejum, oração e lamento, o Senhor Deus criou oportunidades e inclinou o coração do rei a permitir que Neemias fosse a Jerusalém, para ajudar seu povo.

No livro de Neemias somos inspirados de diversas maneiras por muitas das belas atitudes deste que é um dos maiores líderes da Bíblia. Ele é um grande exemplo e amor ao próximo e ao seu país.

Ao saber que seus compatriotas estavam vivendo em uma situação miserável e que sua nação estava destruída física e emocionalmente, ele lamenta profundamente diante do Senhor e passa vários meses orando, para saber como poderia ser útil para a resolução do problema.

Nisto vemos um dos grande segredos do seu sucesso, ele aliou de maneira enérgica, a oração e atitude, para reerguer Jerusalém e o ânimo dos judeus após setenta anos de cativeiro cruel.

Ao saber como estavam os judeus, ele rapidamente se prontificou a abrir mão de sua vida confortável como copeiro do rei Persa, para assumir as aflições dos judeus que estavam padecendo de várias necessidades.

Podemos dividir a primeira parte do livro, do capítulo 1:1-7:73, dessa forma:

  1. O retorno a Jerusalém;
  2. Liderando o povo.

Na segunda parte do livro, encontramos Neemias trabalhando com o povo na reconstrução dos muros. Ele não construiu uma sala luxuosa com “ar condicionado” e ficou de lá observando as pessoas trabalharem, ele pôs a “mão na massa”.

Um exímio encorajador, que com a graça de Deus conseguiu influenciar um povo completamente desanimado e sem a menor perspectiva de futuro, a trabalhar contra todas as adversidades e reconstruir não apenas suas vidas, mas a história de uma grande nação.

Após a restauração completa dos muros, Neemias organizou uma grande convocação nacional, para que os judeus ouvissem a leitura da Lei por Esdras, o escriba.

Foi um momento marcante, tanto para a história quanto para todo o povo de Deus, ainda hoje.

Esta segunda parte podemos dividir do capítulo 7:73-13:31, onde, Esdras renova a aliança com Deus e o estabelecimento das leis que passariam a reger a convivência entre eles.

Por fim, este livro é uma inspiração para todos aqueles que desejam servir a Deus e se colocar como instrumento de restauração, mesmo em meio às maiores calamidades.

Capítulos de Neemias:

Capítulo 1: A Oração do Intercessor

Capítulo 2: O Pedido do Intercessor

Capítulo 3: Começa a Reconstrução do Muro

Capítulo 4: Lidando Com os Problemas

Capítulo 5: Escassez e Problemas Sociais

Capítulo 6: Com a Ajuda de Deus

Capítulo 7: A Reforma Continua

Capítulo 8: Esdras e a leitura da Lei

Capítulo 9: O Deus Doador

Capítulo 10: O Decreto é Aprovado

Capítulo 11: A Estratégia do Governador

Capítulo 12: Dedicação dos Muros

Capítulo 13: O Governador Purifica Jerusalém

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito desse comentário. Louvo ao Senhor pela vida desse irmão estudioso que tanto contribuiu para o entendimento e a visão contextualizada desse livro. Deus continue dirigindo sua vida, irmão. Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here